O médico espanhol Pedro Guillen foi o primeiro a operar com os óculos e recebeu orientações de cirurgiões dos quatro cantos do Mundo, que estavam a assistir à operação em tempo real.
Os óculos do Google Glass permitiram que vários médicos de diferentes partes do Mundo participassem na primeira operação conjunta com este tipo de tecnologia.
O Google Glass é um dispositivo constituído por uma câmara, GPS, Bluetooth, um microfone e um pequeno visor que permite, por exemplo, que o cirurgião visualize os sinais vitais dos pacientes sem desviar os olhos do campo cirúrgico.
O chefe do centro de traumatologia da clínica espanhola CEMTRO, Pedro Guillen, colocou os óculos do Google para realizar um transplante num doente de 49 anos.
Espanhol é o Primeiro Médico a Operar com os Óculos
Guillen, que se tornou no primeiro médico do Mundo a operar com estes óculos, explicou sua experiência à EFE. “Coloquei os óculos, que só levam uma patilha, com uma câmara integrada que transmitia através da Internet, para mais de 160 pessoas, tudo o que eu via e estava a fazer”, contou. “Muitos médicos me colocaram questões, desde a Califórnia até Sydney”.
Para o médico espanhol este é um grande avanço para a comunidade médica e poderá evitar que os cirugiões se tenham de mover para diversas partes do globo.
O dispositivo do Google Glass também tem a capacidade de recolher informações do paciente, de forma instantânea, aceder ao seu historial clínico e receber orientações de outros médicos, tudo em simultâneo.
Por: cmjornal