A exibição do filme “o grande kilapi”, do realizador angolano Zezé Gamboa, e o show musical do brasileiro Luiz Melodia, no cine Atlântico, marcam hoje, sexta-feira, a abertura do Festival Internacional de Cinema de Luanda (FICLuanda).
Até ao dia 21 deste mês vão passar pelas telas do cine Atlântico 40 filmes e documentários, numa competição que vai envolver três categorias, nomeadamente Documentário, Curta e Longa Metragens, para as competições nacional e internacional.
Ao longo da jornada vão ser exibidos, em estreia, seis filmes de realizadores angolanos, designadamente “A promessa”, de autoria de Michel António, “A única filha 2”, de Biju Garzin, “Rio loco”, de Nguxi dos Santos, “A rotina dos angolanos na Namíbia”, de Tomara de Sousa.
No cardápio consta ainda “Angola ano zero”, de Ever Palácio, e “Kilometro 30”, uma produção de Domingos Manuel.
O festival tem como ambição provocar uma reflexão mais aprofundada sobre temas contemporâneos e de actualidade, analisar exemplos da cinematografia de outros países, visando incentivar a produção cinematográfica e audiovisual nacional, assim como o seu incremento qualitativo e quantitativo.
A partir desta edição o FICLuanda vai passar a incluir uma competição de obras audiovisuais inéditas produzidas em Angola ou por angolanos na diáspora.
É igualmente prioridade engajar e educar o público sobre noções pertinentes a volta da indústria e da linguagem cinematográfica de formas a que este se torne paulatinamente mais informado sobre as práticas das artes cinematográficas e que se dote de instrumentos intelectuais de análise tanto estética como critica.
O FICLuanda é um evento de periodicidade anual, que ocorre no âmbito do Novembro Cultural e visa promover o cinema nacional e contribuir para um clima de intercâmbio entre os profissionais angolanos e os parceiros estrangeiros, perspectivando para o surgimento da Indústria Cinematográfica Nacional.
Para além das competições, há sessões paralelas para congregar novos públicos para o cinema e se dar a conhecer algumas das mais recentes produções do Mundo cinematográfico.
Por:Angop