Filda Talk Summit encerra com mesas redondas que prenderam a atenção do público


O Filda Talk Summit que deu um brilharet a mais à 36º edição da Filda 2021, encerrou este sábado, 4 de Dezembro, com mesas redondas de temas variados e bastante participação do público. Quatro temas prenderam a atenção dos presentes, “Mudanças Climáticas e Ambientais”, “Artes, Desporto, Cultura e Desenho”, “Quadro actual em Angola para empreendedores e Investidores” e “A Independencia de Angola e seus benefícios para Angola Hoje”.

O primeiro painel que abordou as “mudanças climáticas e ambientais”, trouxe como oradores  a ambientalista Fernanda Renée, o Químico António Quilala, o Engenheiro de Recursos naturais e Ambiente Jédio Fernandes e o Sanitarista José Palanca, que abordaram com muita propriedade o assunto descurando sobre as causas do fenómeno até as possíveis soluções.

Apesar de Angola constar na lista de países que menos faz emissões de dióxido de carbono(CO2), na atmosfera, as consequências dessa poluição pelo contrário afectam muito o ecossistema e o país não está preparado para lidar com essas alterações climáticas, um exemplo disso é a seca que afecta grande parte da região sul.

Na sua intervenção, a ambientalista Fernanda Renée disse que a sua associação Otchiva, que promove e conserva o uso sustentável dos Mangais para o bem estar de todas as espécies que deles dependem, é uma ferramenta crucial no combate as alterações climáticas.

Jédio Fernandes, também engenheiro ambiental, admite que houve recuo no activismo ambiental pois muitos projectos agendados não foram concluídos por questões financeiras, admite que muito foi feito, mas é necessário investigação cientifica e forte engajamento do Executivo com políticas mais voltadas para o ambiente.

“Faltam projectos, é necessário implementar planos mais estruturados, não apenas planos de emergencia”, afirmou José Palanca, Sanitarista.

António Quilala, chamou a atenção sobre  a educação ambiental, pois é de opinião que muito se fala do que causa a degradação ambiental mas pouco se ensina sobre as maneiras correctas de preservação do mesmo.

Todos os oradores concordaram que a se educação ambiental é de facto um assunto em agenda nas instituições, e muitos problemas com que lidamos hoje seriam facilmente evitados se fosse uma discussão mais frequente.

O painel contou ainda com momentos de música na voz de Jael Campos, com interpretações que renderam muitos aplausos, poesia com o poeta Alta Visão e demonstração de teatro com figurinos feitos de material reciclado.

O evento continuou com as outras abordagens reservadas para o dia.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *