A Assembleia Nacional (AN) aprovou, nesta quinta-feira, 20 de Outubro, por unanimidade, o projecto de resolução de suspensão dos mandatos dos deputados Bornito de Sousa, Fernando da Piedade Dias dos Santos e da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.
Bornito de Sousa, número cinco da lista de efectivos do Círculo Eleitoral Nacional, desempenhou o cargo de Vice-Presidente da República, enquanto Fernando da Piedade Dias dos Santos, seis, foi presidente do Parlamento angolano na legislatura finda. Os dois deputados suspenderam os seus mandatos por impossibilidade material, nos termos do número 2 do artigo 149.º da Constituição da República.
Ana Afonso Dias Lourenço, número 19 da lista de efectivos do Círculo Eleitoral Nacional, que suspendeu, também, o seu mandato na casa das leis, é a actual primeira-dama da República.
Segundo a Lusa, suspenderam também os seus mandatos, os deputados, Adão de Almeida, Manuel José Nunes Júnior, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho e Dionísio Manuel da Fonseca, por incompatibilidade de funções, bem como governadores provinciais.
Adão de Almeida, número 9 da lista de efectivos do Círculo Eleitoral Nacional, e Manuel Nunes Júnior, 13, desempenham os cargos de ministro de Estado da Casa Civil do Presidente da República e ministro de Estado da Coordenação Económica, respectivamente.
Os parlamentares aprovaram o projecto de resolução de substituição temporária dos deputados substitutos chamados para a efectividade de funções, segundo a ordem de precedências da lista a que pertencem os titulares do mandato vago pelos deputados.
De acordo o Portal de Angola, os 25 novos deputados que prestaram juramento perante a presidente da AN, constam Graciete Chivaca Mateus Sangua, Nvunda Salucombo, Hemingarda João Fernandes, Pedro Sebastião, Maria de Lourdes Caposso Fernandes, Elisandra Coelho, Manuel da Cruz Neto, Maria Odete Tavares e Nazário Pedro Vilhena.