Após o julgamento e afastamento de mais de 50 jovens (cadetes) das FAA por fazerem vídeos na rede social TikTok com a farda da corporação, a decisão daquela entidade dividiu opiniões nas redes sociais.
Vários internautas acreditam que a medida tomada pelas Forças Armadas Angolas (FAA), foi bastante severa, uma vez que as envolvidas não são as únicas a fazerem tais vídeos. Já outros, concordam com a expulsão, pois, defendem que na corporação não é lugar para brincadeira.
“Antes delas muitos outros faziam/fizeram vídeos nas redes sociais fardados, principalmente homens”, apontou um internauta, “Tanta gente faz tanta m#rda e não são expulsos… francamente”, disse outro. Estou totalmente de acordo com a expulsão. De todos os sítios para brincar um dos últimos é nas FAA. Profissionalismo é importante”, “Não devias só lhes dar uma punição severa? Era mesmo necessário mandar-lhes para o desemprego, estou com pena das meninas”.
Um outro internauta disse ainda, “Essa decisão deveria ser muito bem fundamentada, se essa atitude “indisciplinada” não constituir uma grave violação, a sanção punitiva não deveria ser a separação das suas actividades nas FAA, mas sim, uma medida disciplinar… epa! Podiam ao menos tentar fundamentar”.
Por outro lado, há quem acredita que as envolvidas só foram expulsas por conta da exposição dos relacionamentos, sendo que é supostamente proibida relações amorosas entre cadetes.
“Eu penso que a única questão é citarem com quem estão a se relacionar, uma vez que são também membros das FAA. Se elas se apresentassem apenas, talvez a expulsão não aconteceria. Mas, ainda assim, não concordo com a expulsão imediata, sem nenhuma oportunidade a recurso”, declarou um internauta. “Exactamente! Acho que o castigo é por causa da exposição dos namoros, tendo em conta que não é permitido”, concordou outro. “Elas estão dentro da academia e uma das regras é que cadete não namora com cadete, lá dentro não podem namorar e depois este vídeo desnecessário, aí tem filha do falecido general K… Muitos jovens querem entrar na tropa para se exibir tem que preservar imagem das FAA”, acrescentou.
É sobre isto: pic.twitter.com/ZHJWGsHUzp
— Sara • (@sara_brigite) June 4, 2023