Este foi o tema central do Inside Out Project em Luanda, um projecto de arte de dimensão global, da autoria do fotógrafo francês JR que convidou Luanda a aderir e que viu o seu convite atendido sem hesitação.
Em Luanda o projecto teve a coordenação do designer e artista Januário Jano e minha, Hindhyra Mateta que estive encarregue de conversar com os fotografados relativamente à questão da violência que se manifesta de diversas formas na nossa sociedade.
Pedimos que fizessem uma expressão facial contra a violência, captamos e divulgamos o resultado com esta instalação de arte, uma intervenção de rua que visa mostrar o nosso repúdio contra quaisquer actos de violência.
Esta acção teve lugar no Cazenga e na Baixa de Luanda. No Cazenga porque é o município mais populoso de Luanda e onde se registam muitos casos de violência diversa (justiça privada ou pelas próprias mãos, assaltos, homicídios, violência doméstica, etc etc).
Na centro da cidade porque queremos chamar a atenção de pessoas que vivem e trabalham nessa zona da cidade, sendo as pessoas de ambas as zonas de extractos sociais bem distintos.