Explosão em mina de carvão mata mais de 30 pessoas na Rússia


O acidente terá sido provocado por uma fuga de gás. No interior da mina estariam na altura mais de 200 trabalhadores. Mais de 70 trabalhadores estão encurralados no interior da mina localizada numa região sob controlo dos separatistas pró-russos.

images (6)

Pelo menos 32 trabalhadores morreram em uma explosão em uma mina de carvão do leste Ucrânia situada em uma área controlada por separatistas pró-Rússia, anunciou o presidente do Parlamento ucraniano, Volodymyr Groisman.

O balanço foi confirmado à AFP pelo sindicato dos mineiros de Donbass, bacia de mineração do leste da Ucrânia, onde uma guerra entre as forças ucranianas e os separatistas pró-Rússia provocou mais de 6.000 mortes em 10 meses.

“Nos informaram 32 mortes, mas não sabemos exatamente quantos mineiros ainda permanecem no local”, declarou à AFP Mykola Volynko, líder sindical.

Rebeldes armados e equipes de emergência seguiram para a mina, que fica no distrito Kievski de Donetsk, perto do aeroporto, cenário de combates violentos desde maio do ano passado e sob controle dos separatistas há dois meses.
Na entrada da mina, parentes choravam e reclamavam da falta de informações.
As autoridades separatistas informaram mais cedo uma morte e o líder de outro sindicato mencionou 47 desaparecidos.

“No momento da explosão, 207 mineiros estavam no fundo da mina, 53 deles na área afetada. Cinco mineiros com queimaduras graves saíram do local”, disse à AFP o presidente do Sindicato Independente de Mineiros, Mikhailo Volynets.

De acordo com o ministério de Situações de Emergência, um mineiro morreu e 14 ficaram feridos. Setenta trabalhadores estavam no fundo da mina no momento do acidente.

Mais de 70 trabalhadores estão encurralados no interior da mina localizada numa região sob controlo dos separatistas pró-russos.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *