A explosão de um projétil, ocorrido recentemente, resultou em morte de seis crianças e um ferido, no bairro Ndzonde, cerca de 12 quilómetros da cidade de Menongue, capital da província do Cuando Cubango.
De acordo com uma nota de condolências do governo da província do Cuando Cubango a que a Lusa teve acesso, o acidente ocorreu nesta quarta-feira, por volta das 10 h0oras.
“O governo provincial está profundamente abalado com este horrível acontecimento que retirou da família vidas na flor da idade, facto que pela sua terrível agressão, não são encontradas facilmente palavras adequadas para consolar estas famílias quebrantadas”, refere a nota.
As crianças com idades entre os seis e 12 anos, encontraram o projétil de morteiro perto à uma mata, que p0r curiosidade tentaram abrir o objeto, provocando a explosão do mesmo.
As autoridades locais asseguraram que vão prestar todo apoio possível, garantindo de igual modo que “os serviços médicos tudo estão a fazer para que, no mais curto espaço de tempo, a criança com ferimentos esteja em condições de voltar ao convívio familiar sã e salva”.
O governo local sublinhou que a zona onde aconteceu a explosão do engenho, apesar de ser considerada uma área livre de minas, em função dos trabalhos de desminagem realizados há mais de 15 anos, ainda é suspeita por conta da existência de metais estranhos no local.
Após o 0corrido, o director de programas da empresa de desminagem “HALA TRUST”, Rob Syfret, disse esta quinta-feira, em Luanda, que a sua companhia prevê eliminar as minas terrestres, na parte sul do país, até ao ano de 2025.