Executivo defende crescimento populacional aliado à realidade económica actual do país


O governo angolano está a implementar acções concretas para garantir um crescimento populacional adequado à realidade económica actual do país, de acordo afirmou a Ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, nesta quarta-feira, 26 de Julho, em Dar-es-Salam, Tanzânia.

Foto: (Angola Image Bank)

No desfecho da participação na Cimeira Africana sobre Capital Humano, a Ministra de Estado destacou que estiveram na base dos diferentes painéis liderados pelos Chefes de Estado e de Governo questões associadas aos sectores da Educação, Saúde, empoderamento de género e alterações climáticas.

A responsável, citada pelo Jornal de Angola, reforçou que as questões demográficas representam desafios e oportunidades, para África enquanto continente, frisou também que há um trabalho deliberado de implementação de políticas, programas e projectos que visam aproveitar este crescimento populacional, sobretudo direccionado à população jovem.

“De uma forma mais direccionada olhamos para o nosso país, e o Executivo está a implementar um conjunto de acções concretas para, em primeira instância, garantir que o crescimento populacional esteja adequado à realidade económica do país”, explicou Dalva Ringote Allen

E acrescentou que, de uma forma muito mais detalhada, o país direccionou a sua abordagem numa perspectiva sectorial.

“No domínio da educação, há um conjunto de programas e projectos que, no curto e médio prazos, virão a impactar positivamente no crescimento populacional. A verdade é que não há economia, quer africana ou global, que sustenta o ritmo acelerado do crescimento populacional”, constatou.

O programa apresentado por Angola, acrescentou, vai ajudar as raparigas a estarem “dotadas de habilidades e competências necessárias”, para que tomem boas decisões nas suas vidas e no meio em que estão inseridas, bem como contribuir para elevar, de forma conjunta, as valências da juventude, “para que possam ser elementos diferenciadores no meio em que são inseridas, sobretudo a rapariga do meio rural”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *