Segundo um comunicado da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, foi esclarecido os rumores de que os EUA haveria de proibir a venda de dólares à Angola.
Segundo uma sequência de notícias que circularam na internet dizendo que devido uma decisão da Reserva Federal dos Estados Unidos, a Reserva teria suspendido a venda de dólares à bancos sediados em Angola por a mesma violar as regras de regulação do sector e suspeita de que o país possa estar a financiar redes de terrorismo, a Embaixada dos Estados Unidos esclareceu que “não existe nenhuma regulamentação” por parte do governo americano “que proíba a venda de dólares a Angola”.
“O acesso de Angola a dólares”, explica o comunicado, “depende de decisões económicas tomadas por bancos privados a nível mundial. As trocas comerciais legítimas entre os nossos países são importantes e estas dependem do acesso lícito à moeda. Os nossos dois governos têm estado a trabalhar juntos para aumentar a capacidade, a nível local e internacional, de combate a branqueamento de capital e financiamento ao terrorismo ao mesmo tempo que procuramos estabelecer laços comerciais ainda mais forte entre ambos países.”
Fonte: VOA