EUA declara emergência de saúde pública por varíola dos macacos


O governo dos Estados Unidos declarou nesta quinta-feira, 4 de Agosto, que o surto de casos de varíola dos macacos é considerado a partir da referida data, uma “emergência de saúde pública” no país.

A emergência nacional é anunciada no momento em que o número de casos confirmados ou suspeitos da doença ultrapassa 6.600, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Os EUA lidera o ranking de casos da doença no mundo, à frente da Espanha, Alemanha e Reino Unido.

“Estamos preparados para elevar a resposta a este vírus a outro patamar e estamos todos os americanos a levar a sério a varíola dos macacos e assumir a responsabilidade de nos ajudar a enfrentar este vírus”, disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Xavier Becerra.

Segundo o site internacional “New York Times”, ao adoptar a medida, as agências do governo vão receber dinheiro de fundos de emergência, contratar mais pessoas para agilizar a vacinação e tratamento dos doentes.

Importa realçar que recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência global por causa da varíola dos macacos, pois, havia confirmação de infecções pelo vírus em 70 países onde nunca tinha sido detectado.

 

Exit mobile version