Um estudo feito pelo biólogo e investigador angolano, José André Barroso, foi recentemente reconhecido pela revista internacional, ”Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação” (REASE). O referido trabalho científico está virado especificamente para a produção de insecticidas biológicos, responsáveis pela erradicação de mosquitos da malária e da dengue.
Directamente ligado ao desenvolvimento sustentável, o autor explica que geralmente para a publicação de artigos em revistas do género, é necessária uma avaliação rigorosa, que passa por averiguação dos estudos nacionais e internacionais.
O docente universitário, explica ainda que, até o momento já conta com dois artigos científicos na revista Ibero-Americana e, referiu que o principal objectivo é continuar a testar a eficácia de insecticidas biológicos em todos os estágios de vida dos mosquitos, ovos, larvas, pupas e adultos.
José André Barroso menciona que, a importância do estudo vem substituir a utilização de insecticidas químicos contra mosquitos, visto que estes provocam graves problemas ambientais, sendo eles a degradação de habitats, problemas de poluição das águas dos rios e mares, e consequente graves problemas de saúde pública.
Importa referir que este é o primeiro estudo reconhecido a nível mundial destes vegetais específicos contra mosquitos ”Anopheles e Aedes”. Sendo, no entanto uma linha de investigação que além da eficácia, traz consigo sustentabilidade no combate a malária em Angola e no Mundo.