Estudantes prontos a manifestar contra o aumento de propinas


Vários estudantes estão descontentes com a situação actual das propinas em Angola, e por conta disso pretendem realizar uma manifestação a nível nacional, no próximo sábado, 25 de Setembro, para protestar contra o aumento dos custos no ensino público e privado, autorizado este mês pelo Executivo. 

A manifestação é a resposta do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) ao Governo que, através de um despacho em conjunto dos três Ministérios, permitiu o aumento dos preços das propinas a pagar pelos estudantes no valor de 15% para as instituições público-privadas do ensino pré-escolar ao secundário e 25% para o ensino privado e público-privado do ensino superior.

Os Ministérios das Finanças, Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação, Educação justificam a medida como forma de “garantir o normal funcionamento do mercado de ensino face às recentes alterações das variáveis macroeconómicas”. Mas os estudantes, face ao momento difícil que vivem as famílias, clamam que se revogue esta medida do Executivo.

Francisco Teixeira, presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos, informou ao Novo Jornal que a manifestação irá ocorrer nas províncias do Uíge, Huambo, Moxico, e Kuanza Norte em quatro fases distintas e, referiu não haver razões para o Executivo aumentar os preços das propinas nesta fase difícil, onde as famílias perderam substancial poder de compra devido à crise que o país vive há muitos anos.

“Não vamos permitir que nos aumentem os valores das propinas porque eles querem, dado que as escolas não oferecem condições para um ensino de qualidade. Vamos lutar contra esta medida injusta, eles próprios são donos das instituições privadas tanto ao nível secundário como universitário”, referiu o responsável da MEA.

A manifestação será realizada sábado (25), às 13:00, numa marcha que sairá do Cemitério do da Santa Ana até ao Ministério das Finanças em Luanda. A segunda manifestação está prevista para o dia 09 de Outubro, no mesmo horário e local, a terceira está agendada para o dia 16. no Largo 1º de Maio, e a quarta e última e última ocorrerá no dia 23.

 

 

Por: Sofia Adelino

Exit mobile version