Estudantes morrem afogados durante aula prática de ‘Segurança no Mar’


Um grupo de três estudantes da Escola Técnica de Formação de Pescas (CeFopescas) morreu afogado na última sexta-feira, na sequência de uma aula prática que estava a ser ministrada pela Escola, na praia do Kilómetro32, no Distrito Urbano dos Ramiros, município de Belas, Luanda.

Foto: DR

De acordo com o Sub-director Pedagógico do Cefopescas, Mbuco Samuel, dos alunos em causa, dois chegaram tarde a aula, violando os protocolos do uso dos coletes, jogaram-se ao mar e por consequência da acção começaram a afogar-se sob o olhar dos colegas, causando pânico e gritarias. O professor que estava no local e um outro aluno jogaram-se ao mar no intuito de salvar os dois, mas este último estudante acabou por afogar-se também.

“Acontece que, chegaram dois alunos, os últimos e atrasados, e não se fizeram presentes onde estava o professor, entenderam sair do local habitual onde têm praticado, sem anuência do professor e desprovidos do colete salva-vidas, e submeteram-se à água. Como consequência começaram a afogar-se, e quando o professor deu conta, tendo em conta os gritos, cerca de 300 metros onde todos estavam, o professor foi ao encontro dos dois, e o outro aluno que já tinha terminado a sua aula prática também entendeu vestir o colete e ir ao encontro dos outros que estavam no mar a afogar-se, com intuito de salvá-los. Infelizmente este tirou o colete para lançar a outra colega, o que fez com que se afogassem os três. O professor conseguiu resgatar uma menina, que veio a falecer pouco tempo depois”, disse o sub-director em entrevista a Tpa.

A vítima do sexo feminino foi ainda resgata com vida, mas acabou por falecer a caminho do hospital, ao passo que, os outros dois corpos foram resgatados no sábado, um no período da manhã, e o outro de tarde.

Fautino Miguês, porta-voz dos Bombeiros em Luanda, alerta que há mais de vinte praias da capital que estão interditas para banhos ou qualquer outra actividade marítima.

Segundo a Direção da Escola Técnica de Formação de Pescas (Cefopescas), é a primeira vez que o Instituto regista casos de mortes em plena aula prática.

Exit mobile version