Um grupo de quatro estudantes angolanos, do Instituto de Telecomunicações (ITEL), conquistou recentemente, o primeiro lugar no concurso africano “STEM Africa”, organizado pela ExxonMobil Foundation e pela Junior Achievement. A distinção ocorreu durante a cerimónia de premiação da Semana Africana da Energia, que teve lugar em Cape Town, na África do Sul.
O grupo, composto por Herculano António, Ernestina Panda, Rildo Francisco e Ester Gonçalves, estudantes da 10ª e 11ª dos cursos de Informática e Telecomunicações, apresentou o projecto denominado “Sistema de Tratamento e Abastecimento de Água, Usando Energias Renováveis”.
De acordo com o professor e mentor do projecto, Watson Cassinda, o mesmo visa extrair a água dos lençóis freáticos do Rangel, usando energias renováveis. Após a destilação, são adicionadas cápsulas potabiliz.
Em Angola, o projecto “Sistema de Tratamento e Abastecimento de Água, Usando Energias Renováveis” foi o mais votado entre os vários apresentados por diversas escolas em Luanda. O mesmo, foi então eleito para representar Angola na edição final, em Cape Town, onde alcançou o primeiro lugar, seguido pelo projecto dos estudantes da Namíbia, que ficou em segundo lugar, e de Moçambique, que ficou em terceiro lugar.
O concurso STEM Africa é uma iniciativa colaborativa entre a ExxonMobil Foundation e a Junior Achievement Africa, implementada pela ADPP Angola. O mesmo visa preparar jovens para o futuro do trabalho ensinando-os a usar a Ciência, Tecnologia, Engenharia e a Matemática, para enfrentar desafios sociais. A iniciativa também encoraja os jovens africanos a participarem na resolução dos problemas do mundo real.
0 Comentário