A proposta apresentada nesta terça-feira (15), ao Governo Provincial de Luanda pela Empresa Nacional de Bilhética (ENB), determina que para ter o passe, os estudantes devem pagar um total de 4.500 kwanzas. Do referido valor, 2.500 será para o passe ‘Gira Mais’ e 2.000 para a activação do documento.
Mário Nsingui disse que o processo de emissão dos passes sociais exige que se faça um cadastro dos primeiros beneficiários da categoria Estudantes, de forma articulada com a Direcção Provincial da Educação, estando já na base de dados da ENB. E sobre o processo de emissão dos passes sociais, informou que decorre o procedimento de cadastro dos primeiros beneficiários da categoria estudantes, mas, de forma faseada, em articulação com a Direção Provincial de Educação.
O responsável explicou que no acto de emissão dos passes, os estudantes pagarão 2.500kz para acesso ao cartão Gira Mais e 2000kz para activação do passe social estudante, a fim de poder usufruir dos benefícios dados pelo executivo. Entretanto, sublinha que cada estudante terá 60 viagens gratuitas, tendo acrescentado ainda que o critério de acesso e das demais regras serão publicados em breve em decreto-executivo conjunto dos Ministros dos Transportes e das Finanças e divulgados para conhecimento geral.
O passe social é abrangente a todos os estudantes das escolas públicas e público-privada que se encontram a frequentar a primeira à 9ª classe com idades entre os 6 e 15 anos, segundo fez saber o Correio da Kianda.
Fonte: C.K