Estudantes angolanos residentes na Rússia comemoram em grande o dia da independência


Os estudantes angolanos que residem na cidade de Ufa, Rússia, realizaram no passado sábado (11), a gala cultural para celebrar os 42 anos da independência nacional. O referido evento contou com a presença de professores, estudantes, chefe do departamento de cooperação internacional da Universidade de Petroleo e outros membros de direcção das varias universidades locais.

A noite começou com musica, na voz do estudante do 3º ano do Instituto Jurídico Policila de Ufa Estevao Mario, e no violino o estudante do 1º ano Paulo Kambambi. A gala foi dirigida pelos estudantes angolanos Nicolau Gama, Daniel Malanga e Priscilla Correia, que começaram por desejar boas vindas a todos presentes, e fizeram um curto discurso sobre os ganhos obtidos por Angola, em 42 anos de independência e os desafios futuros do novo governo, rumo ao desenvolvimento sócio-económico do país.

Seguiu-se as palavras de boas vindas pelos convidados de honra da gala, sendo assim foi chamado ao palco o chefe do departamento de cooperação internacional da Universidade de Petroleo Nail Taguirovitch ,que debruçou sobre a importância das relações bilaterais entre Angola e Russia, e destacou o papel dos estudantes angolanos na cidade de Ufa.

Mateus Esteita, presidente cessante da associação dos estudantes angolanos na cidade de Ufa, destacou o papel importante da Rússia para a luta de libertação de Angola e na formação de quadros. De seguida viveu-se o momento de entrega de pastas ao presidente eleito Samir Bahu.

Um dos momentos mais esperados foi o incentivo (Diplomas de mérito) dado, numa maneira de reconhecimento aos estudantes que participaram activamente das actividades culturais, desportivas e científicas da Universidade, uma iniciativa da direcção cessante.

Finda a entrega dos diplomas, deu-se espaço ao momento cultural, onde os estudantes mostraram a força da música e dança de Angola. Para encerrar a actividade cultural todos os presentes levantaram-se e entoaram o hino nacional da República de Angola, e a seguir cantou-se a música de Matias Damásio “Angola País Novo’’. A actividade aconteceu numa das discotecas da cidade de Ufa “CLUB XI” e culminou com uma festa, ao som do Dj FLASH, e degustação de pratos da gastronomia angolana que teve a cargo das estudantes Vanda Franco, Fineza Benedito, Fandilia Sabino e Priscilla Correia.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!