Em alusão o dia do continente Mãe e berço da humanidade, os africanos na cidade e UFA, Rússia comemoraram o dia de Africa (25 de Maio), com uma cerimónia onde destacou-se os melhores estudantes do ano.
A cerimónia, teve inicio as 19horas horário local (21 horário de Moscovo), tendo como apresentadores do espectáculo a estudante angolana “Sofonie Dala” em companhia de um estudante do Gana.
Durante o espectáculo, os angolanos dançaram, participaram no afro-desfile, e no final do concerto alguns dos mesmos foram distinguidos com prémios e diplomas de méritos.
A cerimonia começou com o estudante angolano do 4º ano e Coreografo “Cláudio Luís” apresentando aos presentes o seu Grupo de dança. Os mesmos moveram-se aos ritmos do “Afro-dance, Hip Hop e Reggeto”.
O estudante angolano do 2º ano do curso de produção e exploração de poços de Petróleo e gás, “Soni Mateus”, ganhou a distinção de “estudantes Africano mais activo”.
“João Paulo e Nicolau Álvaro” ambos estudantes angolanos participaram no Afro-desfile, mostrando assim aos presentes, simpatia, carisma e o estilo Afro da mãe Africa, com muito orgulho.
A apresentadora do evento, a estudante do 3º ano, do curso de Geologia de Petróleo “Sofonie Dala” recebeu o diploma de mérito como a “Estudante africana com o melhor conhecimento da língua russa”.
Para apresentar aos presentes, um estilo que nos é bem peculiar “Semba”, os estudantes “João Paulo e Vanny Marques” ambos do curso de “Economia de Petróleo” e “Petróleo e Gás”, respectivamente brindaram os presentes com a magia do nosso semba ao som da voz contagiante da nossa querida Gisela Silva – “Xinguilar” .
Durante a cerimónia o estudante do 5º ano “Subeiro Gee” do Gana, aproveitou o momento para apresentar um vídeo de sua autoria, onde o mesmo procurou reportar a vida de muitos estudantes africanos em UFA durante os seus 5 anos na cidade.