Estudante é detida e acusada de ‘racismo’ por dançar diante de memorial, na Rússia


Uma jovem estudante de 21 anos, natural da Zâmbia foi detida recentemente, acusada de ‘racismo’ pelas autoridades russas, depois de ter publicado um vídeo a dançar ‘twerk’ em frente a um memorial da Segunda Guerra Mundial, em Khanty-Mansiysk, na Rússia.

A estudante que responde pelo nome de Rebecca Ziba está a ser acusada pelas autoridades locais, de ‘reavivar o racismo’, descrevendo as suas acções como ‘obscenas e insultuosas’, de acordo o artigo 354.1 do Código Penal russo.

Por ‘profanar um símbolo da glória militar russa’, a jovem está sujeita a uma pena de até três anos de prisão, e pagar uma multa de três milhões de rublos (cerca de 15 milhões de Kwanzas).

Em defesa, Rebecca diz não ter conhecimento do significado do memorial e pede desculpas enquanto decorre o interrogatório e o momento é filmado pelas autoridades.

“Não tinha intenção de que o vídeo que publiquei fosse ofensivo e desrespeitoso para com os mortos. Não sabia qual o significado do memorial. Peço muita desculpa a todos”.

 

Exit mobile version