Estranha criatura subaquática filmada em Angola recebe a alcunha de “Monstro de Esparguete Voador”


As imagens foram filmadas a mais de um quilómetro de profundidade por investigadores da BP. 

Um grupo de investigadores da BP que, em conjunto com a Sonangol, estavam a usar um aparelho de vídeo para estudar o fundo do mar junto à costa de Angola tiveram uma surpresa. Nas imagens filmadas a uma profundidade de mais de um quilómetro, encontraram uma estranha criatura fantasmagórica a que deram a alcunha de “monstro de esparguete voador”.

O nome é uma brincadeira com a divindade de paródia da religião conhecida como Igreja do Monstro de Esparguete Voador, um movimento social que junta pessoas que são a favor da separação entre a religião e a vida governamental e social.

Os investigadores da BP enviaram as imagens para o Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido, onde o animal foi identificado como um sifonóforo, uma criatura que é, na verdade, uma colónia de muitos animais que funcionam em conjunto. Este espécime em específico chama-se Bathyphysa conifera.

“A criatura invulgar gerou uma reação enorme na Internet”, disse Daniel Jones, do projeto SERPENT do Centro Nacional de Oceanografia, ao jornal Independent. “O vídeo foi-me enviado por pilotos de veículos subaquáticos da indústria petrolífera. É um ótimo exemplo de como a colaboração com as indústrias nos pode permitir ver mais do fundo do mar e das suas criaturas marinhas estranhas e maravilhosas”.

Exit mobile version