Estádio 11 de Novembro encerrado para reestruturação


O  maior infraestrutura desportiva de Angola construída em 2010 para albergar o Campeonato Africano das Nações, o Estádio 11 de Novembro, foi encerrado neste sábado, 13 de Novembro para um processo de reestruturação.  A decisão foi tomada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) o maior órgão que rege a modalidade do continente.

Onze anos depois de edificado, tal como os também interditados estádios da Tundavala (Huíla) e Ombaka (Benguela), de acordo a informações veiculadas pela ANGOP, a CAF considera as infraestruturas inaptas para a prática do futebol, por conta de uma degradação progressiva resultante da fraca manutenção. O encerramento foi anunciado para a manutenção dos recintos que estaria a cargo da empresa chinesa Shangai Urban Construction Group Corporation (SUCGC).

Na realidade passados os primeiros anos em que os espaços constituíam cartão de visita até para a comunidade internacional, conforme pronunciamentos ao longo do CAN´2010, a falta de manutenção rigorosa propiciou o surgimento prematuro de problemas até ao nível da estrutura.

O estádio, tem a capacidade albergar  mais de 50 mil espectadores, e é actualmente um dos mais visados com fissuras nos pilares de sustentação, além de outras situações ao nível das bancadas, elevadores, balneários, placards electrónicos e da relva.

Localizado na Camama, município de Belas, em Luanda, e orçado em USD 227 milhões, foi erguido em 18 meses, obedecendo padrões da moderna arquitectura, mas os problemas que apresenta pode exigir mais um investimento de Akz mil milhões.

Por: Eucadia Ferreira

Exit mobile version