Acontece já esta terça-feira um dos eventos astronómicos mais importantes do ano. Na madrugada de terça-feira, 15 de abril, nas Américas e na Austrália, será visível um eclipse total da Lua.
O fenómeno marca o início de uma série de quatro eclipses nos próximos dois anos, conhecida como tétrade.
A tétrade, como é chamado o conjunto de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem numa sequência de dois anos, termina em setembro de 2015. Este acontecimento – sem ocorrência pelo meio de eclipses parciais – é relativamente raro: no século XXI haverá oito, sendo a que se inicia no dia 15 a segunda — a primeira ocorreu de 2003 para 2004, e a terceira será em 2032 e 2033.
Quando decorrer o eclipse, a lua não desaparece – ficará um pouco menos brilhante e com um tom avermelhado, conhecida como lua vermelha ou lua de sangue. Tal acontece porque a Terra, alinhada entre o sol e a lua, bloqueia a luz, e como a atmosfera tem partículas que espalham mais a luz azul e menos a vermelha, a luz que atinge a Lua é predominantemente vermelha.
Os três outros eclipses lunares que completam a tétrade vão ocorrer em 8 de outubro de 2014, 4 de abril e 28 de setembro de 2015.