Especialista chama atenção aos pais e encarregados de educação devido o aumento de suicídio entre adolescentes


Em todo o país tem se registado vários casos de suicídio, que as autoridades consideram preocupantes. Na base, de acordo a médica psiquiatra, Luisa Assis, está a depressão como elemento principal.

Foto: DR

Os números estatísticos de vítimas, na sua maioria adolescentes e jovens, preocupam a especialista de saúde, que apela aos pais a terem maior atenção a esta faixa-etária.

“Depressão pode acontecer a qualquer pessoa, de qualquer extracto social, não é frescura não. Nós temos atendido muitos adolescentes com tentativa de suicídio, isso é uma preocupação muito grande e de saúde pública. A nossa estatística de adolescentes por internamento, tem por aí mais de vinte pacientes adolescentes, internados com tentativa de suicídio este ano”, disse em entrevista à RNA.

Luisa Assis apontou as redes sociais como um factor que está na base de casos que se registaram nos últimos anos em todo país.

“O ano passado, finais de Outubro até meados de Novembro, tivemos dez adolescentes com tentativa de suicídio. As formas que estes jovens usam para tirar a própria vida é mediante ingestão de medicamentos, tivemos também veneno de ratos e outras overdoses. Muitos adolescentes com dependência das redes sociais e eu chamo aqui atenção dos pais principalmente, os telemóveis e os tablets são armas muito grandes na mão de qualquer criança, os pais nem se quer controlam o que as crianças vêem”.

Exit mobile version