Foi Confirmado o primeiro caso do vírus (Ebola) na Espanha, informou o site do diário El Mundo. A vitima é uma enfermeira, que prestou assistência ao missionário espanhol infectado na Serra Leoa e que acabou por falecer.
“A mulher chegou com febre ao hospital universitário Fundación de Alcorcón e foram efetuados os testes epidemiológicos. (…) O primeiro resultado é positivo”, anunciam responsáveis de saúde pública espanhóis.
A mesma publicação indica que o segundo resultado confirma o primeiro teste.
Trata-se de uma das auxiliares que tratou o missionário Manuel García Viejo, infetado na Serra Leoa e que foi transladado para Espanha, há cerca de duas semanas. Depois de quatro dias internado, o homem acabaria por falecer.
A mulher está atualmente internada no hospital de Alcorcon onde deu entrada hoje de manhã e já foi criado um departamento de crise para dar seguimento a este primeiro caso de Ébola no país vizinho.
No hospital Carlos III já entraram dois casos de Ébola, dos missionários Miguel Pajares e Manuel García Viejo, repatriados de África onde contraíram a doença e que acabaram por morrer em Madrid.