A Escócia é o primeiro país do mundo a aprovar a lei que permite o acesso gratuito a produtos sanitários para as mulheres que não tenham capacidade financeira de os adquirir. A medida foi aprovada em Novembro de 2020 pelo parlamento, em Edimburgo.
De acordo com a secretária de Estado da Escócia, Shona Robson, as autoridades locais e agentes educacionais são obrigados a disponibilizar gratuitamente artigos sanitários à população como absorventes e tampões menstruais, sob a nova lei “Period Products Act”, que foi introduzida devido as escolhas difíceis que as pessoas têm de fazer devido à crise do custo de vida no referido país.
“Esta medida é mais importante do que nunca num momento em que as pessoas estão a fazer escolhas difíceis devido ao aumento do custo de vida. Não queremos que ninguém fique numa posição em que não tenha acesso a produtos sanitários”, disse Shona Robson.
Um estudo levado a cabo pela ONG Hey Girl, antes da pandemia, revelou que uma em cada quatro mulheres na Escócia, em algum momento da sua vida, não teve capacidade financeira para comprar produtos sanitários.