Erradicação da Covid 19 pode ser alcançada


A erradicação global da Covid-19, doença que tem assolado o mundo desde 2020, pode ser possível, graças à vacinação, às medidas de saúde pública e ao interesse global em controlar a pandemia, segundo um novo estudo.

O estudo publicado sobre as políticas de saúde e o interesse global em decorrência das crises financeiras e sociais fazem com que a erradicação do vírus seja possível, mas, segundo especialistas da Universidade de Otago Wellington (Nova Zelândia), os principais objectivos são garantir uma maior cobertura de vacinação, capaz de responder com rapidez às variantes.

A análise embora preliminar, com vários elementos subjectivos, coloca a erradicação da Covid-19 dentro do campo do possível, especialmente em termos de viabilidade técnica, afirmaram os autores do estudo, que inclui dados comparativos de factores técnicos, sociopolíticos e económicos de infecções por Covid-19, poliomielite e varíola.

Os investigadores usaram um sistema de pontuação de três pontos para cada uma das 17 variáveis, incluindo a disponibilidade de uma vacina segura e eficaz, imunidade vitalícia, o impacto das medidas de saúde pública e a gestão governamental eficaz de controlo da infecção.

A preocupação política e pública com repercussões económicas e sociais ou a aceitação de medidas restritivas também foram calculadas, as pontuações médias no estudo totalizaram 2,7 para a varíola, 1,6 para a Covid-19 e 1,5 para poliomielite. A varíola foi declarada erradicada em 1980 e dois dos três serótipos do poliovírus também foram erradicados globalmente.

Os especialistas reconhecem que, em relação à varíola e à poliomielite, os desafios técnicos da erradicação da Covid-19 incluem a baixa aceitação da vacina e o surgimento de variantes mais transmissíveis.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *