Talentoso, prático, simpático e extremamente sociável, Armando Scoott é além de modelo, pintor plástico e estudante do 2º ano do curso de “Belas Artes” da Universidade Lusófona de Lisboa. Mesmo com a agenda lotada e sem espaço nem para descansar, o jovem modelo ainda assim encontrou algum tempinho para uma conversa descontraída com a Angorussia e responder a algumas perguntas.
AngoRussia: Porque Portugal para estudar. Como é estar longe da terra natal?
Armando Scoott: Tenho uma ligação muito forte com Portugal, não só pelas universidades reconhecidas a nível dos países Lusófonos, mas também porque o país sem si carrega uma história na qual eu sou apaixonado, adoro a arquitectura e a gastronomia.
AR: Como surgiu a paixão pela moda, visto que o amor pela pintura começou cedo, (aos 11 anos já eras vencedor do 1º prémio de pintura e desenhos pela Televisão pública de Angola “programa carrossel”) ?
AS: A paixão pela moda surgiu em 2009, mas como sempre fui uma pessoa muito tímida, então só em 2011, consegui dar um passo, enchi-me de coragem e decidi participar no concurso Mister Angola no ano 2012.
AR: Como aperfeiçoou o seu lado artístico (esteve em alguma escola)?
AS: Sim tive a estudar Belas Artes no (DINFA)- Direcção Nacional de Formação Artística em Luanda.
AR: Tem alguma fonte de inspiração especial para pintar?
AS: Inspiro-me em tudo que me rodeia e vivo, em viagens, pessoas, momentos e sobretudo em “sonhos”.
AR: Com foi participar no Mister Angola. Que experiência o concurso lhe proporcionou?
AS: Participar no Mister Angola foi fundamental para a minha actual trajectória no mundo da Moda, depois de participar tive a oportunidade de trabalhar em Angola, com a Agência HADJA-Models, todos super profissionais, admiro a capacidade de dinâmica da agência, por mim uma das melhores de Angola. Adquiri experiência que nunca tive, e até os dias de hoje pratico e ajudam-me muito. Conheci várias pessoas ligadas ao mundo da Moda e não só! A imprensa nacional passou a ver Armando Scoott de Outra maneira “Modelo ambicioso e Artista talentoso”. Tanto é que fui agenciado na Minha actual agência cá em Portugal, quando ainda estava em Angola.
AR: Que técnica usa para pintar. A sua timidez, atrapalha de alguma forma o seu trabalho?
AS: A timidez já atrapalhou muito, mas hoje em dia já não me atrapalha mais, a timidez já não tem espaço, uma vez estando distante de tudo e de todos, tinha de saber me adaptar ao país actual em que vivo e as situações, por isso procurei me soltar mais, para que fosse aceite e bem sucedido.
AR: Que avaliação faz deste tempo que o Armando tem em relação ao seu progresso ?
AS: Acredito que tenho me superado a cada dia que passa, e fruto disso o reconhecimento das pessoas com relação ardo trabalho, gradualmente vou sentido o interesse das pessoas com relação o meu trabalho. Mas ainda assim penso ter muito para oferecer.
AR: Como é que o Armando consegue conciliar a vida de modelo com a vida de pintor plástico?
AS: Tem sido fácil conciliar as duas coisas (a arte e a moda), porque penso que as duas têm uma ligação muito forte, e isso ajuda, só precisas meter cada coisa no seu devido lugar.
AR: Além das artes, tem alguma outra paixão?
AS: Além das Artes e Moda, sim tenho a paixão pela Arquitectura, na qual estive a estudar 3 anos na Universidade Lusíadas de Angola. Adoro viajar, conhecer edifícios novos, cada um diferente do outro, com o toque de cada Arquitecto diferente.
AR: Se tivesse oportunidade, o que mudaria em si?
AS: Se tivesse a oportunidade, mudaria o facto de ser muito tímido, hoje é o que procuro fazer, tentar ser mais espontâneo e aberto.
AR: Para as meninas que seguem e conhecem o Armando. O Armando tem namorada?
AS: Armando Scott está solteiro
AR: Sente-se realizado?
AS: Ainda não sinto-me realizado tanto nas Artes Plásticas e tanto na Moda. Ainda tenho muito que trabalhar para atingir o nível que pretendo (…..), e quero terminar os meus estudos.
AR: Quais são os passos que acha que deve se dar para melhorar o mundo das artes em Angola?
AS: O mundo das Artes plásticas em Angola, está a crescer gradualmente, mais ainda está longe de atingir o nível desejado, penso que deve-se procurar internacionalizar mais os artistas Plásticos angolanos para o mundo à fora, mas pra isso é preciso se ter quadros formados e preparados para essa internacionalização.
AR: Quais são as suas perspectivas para o futuro e as suas metas a alcançar?
AS: Terminar os Estudos, regressar ao país e dar o meu contributo para a nação na área em que me formei. Continuar a fazer desfiles, tanto a nível nacional, como internacional, continuar a fazer exposição pelo Mundo, participar e continua a fazer um trabalho de excelência que consequente viria acompanhado de um reconhecimento “Prémios”.
Raio X:
Cor preferida: Azul
Música: U saved me de “R.Kelly”
Idade: 23 anos
Inspiração: Factos do Cotidiano e Mulheres
Frase de vida: I have dream
Cantor preferido: Bruno Mars
O que admira na natureza: Natureza o céu e o mar
E no ser humano?: A capacidade da Humidade e do Caracter próprio, cativa-me
Qualidade: Persistência
Defeito: teimosia
Prioridades de vida: Terminar os estudos
Uma palavra: Ama o outro como Deus amo amou o mundo
Ambições: Fazer com que meu trabalho seja reconhecido pelo Mundo à fora
Acompanhe os trabalhos do modelo e pintor plástico angolano aqui: Armando Scoott P.Official