Entidades e famosos pelo Mundo lamentam a morte de Nelson Mandela


O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, anunciou o presidente do país, Jacob Zuma. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. “Ele partiu, ele se foi pacificamente na companhia de sua família”, afirmou o presidente. “Ele descansou, ele agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai.”

Veja a seguir a repercussão da morte de Mandela.

Alessandra Ambrósio, modelo, no Twitter
“Mandela! Sua integridade e bravura na busca pela igualdade não apenas mudou a história, mas inspirou o mundo! #truehero”

Angela Merkel, chanceler da Alemanha, em nota oficial
“O exemplo de Nelson Mandela e seu legado político a favor da liberdade e da não violência, assim como seu repúdio a qualquer tipo de racismo, ficarão como uma inspiração para o mundo inteiro e por muito tempo”

Ariana Grande, cantora, no Twitter
“Descanse em paz Nelson Mandela. Grata por tudo o que ele fez para melhorar o mundo”

Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador da Califórnia, no Twitter
“Nunca me esquecerei do tempo que passei com o presidente Mandela. Mesmo antes de conhecê-lo, ele era um dos meus heróis. Mas, durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas Especiais na África do Sul, tive a oportunidade de ficar ao seu lado em sua antiga cela na prisão em Roben Island para acender a pira, e sua lenda cresceu diante de meus olhos”

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU, em pronunciamento oficial
“Madiba, como era conhecido, foi uma figura singular no cenário global, um gigante da justiça e uma fonte humana de inspiração”

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, em pronunciamento oficial
“Como muitos outros no mundo, eu não conseguiria imaginar minha vida sem o exemplo que Mandela deu. Eu sou um dos milhões que se inspiraram em Nelson Mandela”

Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, no Twitter
“Jamais esquecerei meu amigo Madiba”

Bill Gates, , fundador da Microsoft, no Twitter
“Todas as vezes em que Melinda e eu nos encontrávamos com Nelson Mandela, saíamos mais inspirados do que nunca. Sua graça e coragem mudaram o mundo. Este é um dia triste”

Bono, vocalista do U2, no site da revista Time
“Ele era um idealista sem ingenuidade, um homem de compromisso, mas que não se comprometia”

Catherine Ashton, chefe da diplomacia europeia, em nota oficial
“Nelson Mandela, mais do que ninguém, inspirou minha geração e do nosso mundo. Hoje choramos sua morte, mas vamos celebrar a sua vida”

Chuck D, integrante do Public Enemy, no Twitter
“A missão para LIBERTAR Mandela foi entrelaçada ao projeto do Public Enemy usando RAP & Hip Hop em reconhecimento a ESTE HOMEM. RIP”

Dagoberto José Fonseca, professor de ciências sociais da Unesp, ao G1
“A morte dele significa muito pra gente entender a nossa história, mas fundamentalmente a do seu país. Ele saiu do seu lugar, da sua etnia, das suas buscas e de seus objetivos para se transformar. A sua luta significou a luta de muitos. Mandela não simplesmente lutou pelos seus interesses imediatos, mas sim pelos interesses do mundo. Mandela quis uma humanidade melhor. Ele é um exemplo que deve ser seguido por muitos, ele deixa o nosso tempo não como uma abertura pra ser preenchida, ele deixa para nós um legado e um sentido de vida como vários lideres. Ele está numa constelação de grandes homens que devemos mirar”

Dalai Lama, líder tibetano
Um homem de coragem, integridade e princípio inquestionáveis. Perdi um querido amigo”.

David Cameron, primeiro ministro da Inglaterra, no Twitter
“Uma grande luz se apagou no mundo. Nelson Mandela foi um herói de nossa era. Pedi para que a bandeira no nº 10 seja hasteada a meio mastro”

Desmond Tutu, arcebispo sul-africano emérito, em nota oficial
“Ao longo dos últimos 24 anos, Madiba nos ensinou a nos unir e a acreditar em nós mesmos e uns nos outros. Ele foi um unificador desde o momento que deixou a prisão”

Dilma Rousseff, presidente da República, em nota oficial
” O governo e o povo brasileiros receberam consternados a notícia da morte de Nelson Mandela. Personalidade maior do século 20, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da  história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul. Seu combate transformou-se em um paradigma, não só para o continente africano, como para todos aqueles que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade. O governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela e transmitem a seus familiares, ao Presidente Zuma e aos sul-africanos nosso sentimento de profundo pesar. O exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo”

Elio di Rupo, primeiro-ministro da Bélgica, em nota oficial
“Madiba personifica para muitos a ideia de que podemos mudar o curso das coisas e que um mundo melhor é possível. Com sua memória, mais do que nunca, essa ideia vai viver”

Ellen DeGeneres, apresentadora de TV e atriz
“Hoje perdemos o maior defensor mundial da paz e da mudança. Nelson Mandela foi um herói para tantos. Descanse em paz”

Enrique Peña Nieto, presidente do México, noTwitter
“Em nome do México, lamento profundamente o seu falecimento e estendo minhas condolências ao povo da África do Sul”

Eva Longoria, atriz, no Twitter
“Hoje o mundo perdeu um de seus maiores líderes. Descanse em paz, Mandela…”

Fergie, vocalista do Black Eyed Peas, no Twitter
“Conhecer Nelson Mandela na casa dele em Johanesburgo foi um momento realmente memorável na minha vida. Ele era um anjo”

François Hollande, presidente da França, em nota oficial
“Mandela fez história não só na África do Sul, mas no mundo. Ele foi um lutador incansável contra o apartheid com sua coragem, teimosia e perseverança”

Frederik Willem de Klerk, último presidente da África do Sul durante o apartheid e vencedor do prêmio Nobel da Paz em conjunto com Mandela, na CNN
“Ele era mais alto do que eu esperava, e olhava os outros nos olhos diretamente. Ele era um bom ouvinte, e tinha uma abordagem analítica, algo de que gostei. Faço ênfase no que ele costumava dizer: a África do Sul está aqui para todo o seu povo, negros, brancos, para todos os sul-africanos se sentirem em casa. Ele era um grande pacificador, um homem especial nesse sentido”

Gaby Amarantes, cantora, no Twitter
Obrigada por tudo!! #Mandela

George W. Bush, ex-presidente dos EUA, em nota oficial
“O presidente Mandela foi uma das grandes forças da liberdade e igualdade de nossa era. Ele enfrentou seus fardos com dignidade e graça, e nosso mundo é melhor por causa de seu exemplo. Este bom homem deixará saudade, mas sua contribuição viverá para sempre”

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, no Twitter
“Pesar pelo falecimento de Nelson Mandela, símbolo de coragem e resistência. Sua história inspira a humanidade”

Gloria Estefan, cantora, no Twitter
“Descanse em paz, Nelson Mandela, alguém que mudou o mundo com seu sacrifício… foi uma honra estar em sua presença”

Goodluck Jonathan, presidente da Nigeria, em nota oficial
“A morte de Madiba vai criar um enorme vazio que será difícil de preencher o nosso continente”

Gwen Stefani, cantora, no Twitter
“R.I.P. Nelson Mandela”

Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, no Twitter
“Vamos honrar a sua memória com um compromisso coletivo para a democracia”

Hugh Jackman, ator, no Twitter
“Nelson Mandela… a definição de graça, dignidade e inspiração. Sua luz continuará brilhando. Que ele descanse em paz”

Ian Somerhalder, ator, no Twitter
Estou chorando. O mundo perdeu um de seus maiores pastores da paz. Obrigado Sr. Mandela pelo amor que você irradiou”

Jamie Foxx, ator, no Twitter
“Descanse em paz, Mr. Nelson Mandela. Um líder destemido, ser humano incrível, inspiração, um VERDADEIRO herói. Realmente único. Deus o abençoe”

Jennifer Lopez, cantora e atriz, no Twitter
“‘Sempre parece impossível até que esteja feito’. Descanse em paz Nelson Mandela. Sentiremos sua falar #trueinspiration #peoplewhochangetheworld”

Jermaine Jackson, cantor e irmão de Michael Jackson, no Twitter
“Março de 99: Michael e eu conhecemos Nelson Mandela em Johanesburgo. Também tive a honra de me apresentar para ‘Madeba’ duas vezes em 98. Ponto alto da carreira”

Jessie J, cantora, no Twitter
“Nelson Mandela mostrou e revelou ao mundo o verdadeiro significado de ‘lute por aquilo em que você acredita’! Obrigada por dar à humanidade seu espírito humilde todos os dias até o fim. Fico muito feliz por que um dia meus futuros filhos irão aprender sobre você como um genuíno líder de amor e paz. Um exemplo para todos. Você é um anjo. RIP”

Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial, em nota oficial
“O mundo perdeu um homem que ofereceu um arco-íris de possibilidades para um país segregado entre negros e brancos. Mas seus dons para a humanidade devem permanecer conosco”

Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal, em nota oficial
Em nome do Supremo Tribunal Federal, envio minhas profundas condolências à senhora Graça Machel e aos familiares de Nelson Mandela, assim como ao povo e ao governo sul-africanos. A morte de Nelson Mandela torna o mundo mais pobre de referências de coragem, dignidade e obstinação na defesa das causas justas. Sua vida altiva traduziu o sentido maior da existência humana. Seu nome permanecerá como sinônimo de esperança para todas as vítimas de injustiça em qualquer parte do mundo”

Joel Santana, ex-técnico da seleção da África do Sul, ao Globo Esporte
“Fiquei surpreso com o falecimento do Mandela. Eu falar dele é muito fácil, é um ídolo, um líder, e fez coisas que jamais a gente pode esquecer. O que esse cara fez é impressionante, e eu graças a Deus tive a oportunidade de conhecê-lo e encontrá-lo algumas vezes. É uma vida, e eu estou emocionado porque eu consegui vê-lo e ter a felicidade de conviver com um herói”

José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, no Twitter
“Mandela mudou o curso da história para o seu povo, seu país, seu continente e do mundo. Meus pensamentos hoje estão com sua família e com as pessoas da África do Sul”

José Miguel Insulza, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), em nota oficial
“Mandela é um herói do nosso tempo, um homem que marcou a história e defendeu suas ideias”

Joseph Blatter, presidente da FIFA, em nota oficial
“Em luto , eu digo adeus a uma personalidade extraordinária, provavelmente um dos maiores humanistas do tempo e um amigo querido”

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, no Twitter
“Lamentamos profundamente a morte de Nelson Mandela. Seu legado permanece o nosso guia para alcançar a paz”

Justin Timberlake, cantor e ator, no Twitter
“Um de nossos MAIORES líderes… obrigado por SER o verdadeiro significado da compaixão. Que você esteja em paz agora #RIPNelsonMandela”

Kelly Osbourne, apresentadora de TV, no Twitter
“Hoje é oficialmente um dos dias mais tristes! O mundo perdeu a pessoa mais inspiradora que já caminhou sobre a Terra. rip #NelsonMandela”

Larry King, apresentador de TV, no Twitter
“Triste ao saber do falecimento de Nelson Mandela – ele era a maior figura do século 21 – um homem fascinante”

Lindsay Lohan, atriz, no Twitter
“Uma boa cabeça e um coração são sempre uma combinação formidável #RIPNelsonMandela”

Luan Santana, cantor, no Twitter
“Hoje, o anjo retornou ao céu… RIP”

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, em nota oficial
“Nelson Mandela foi uma das mais importantes lideranças políticas do nosso planeta. Sua história de lutas é inigualável, um exemplo de determinação, de perseverança e de quanto é importante a disposição para o diálogo entre os homens. Será sempre o maior símbolo mundial na busca da paz, da democracia e da inclusão social. O Brasil e o mundo estão de luto. Tive a imensa honra de conhecê-lo e estar com ele em momentos muito especiais. Agora, Madiba se foi, mas deixou para todos nós os seus ensinamentos inesquecíveis”

Lulu Santos, cantor, no Twitter
“Nelson Mandela hoje nós todos vamos cantar pra você subir. Nosso aplauso”

Manmohan Singh, primeiro-ministro da Índia
O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, descreveu Mandela como um “verdadeiro gandhiano” e destacou o líder como uma “fonte de inspiração eterna para as gerações futuras”. “Um gigante entre os homens morreu”, afirmou.

Maria de Lourdes Theodoro, professora aposentada do Instituto de Artes da Unb, ao G1
“Foi uma grande perda para a humanidade toda, ele fez e foi a luz dos Séculos 20 e 21, uma missão de sabedoria, de lutar e de saber organizar uma luta. Ele conseguiu mobilizar um povo negro e organizar todos os companheiros. A eleição dele mostrou a capacidade  dele como pessoa independente de raça. Ele tinha uma força interna, amorosa. Esse é um  momento muito triste”

Mariano Rajoy, primeiro-ministro da Espanha, no Twitter
“Nelson Mandela: figura chave da história recente; exemplo de luta pela igualdade. No coração de todos. Até sempre, Madiba”

Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda, em nota oficial
“Nelson Mandela foi um homem único, com carisma e grande autoridade moral sem precedentes”

Mia Farrow, atriz, no Twitter
“Amado MAdiba, você ensinou o mundo caminhar da raiva em direção à paz e ao entendimento. Nenhuma palavra pode expressar adequadamente nossa gratidão. RIP”

Michel Temer, vice-presidente da República, no Twitter
“O mundo perdeu hoje uma referência na luta pela igualdade, liberdade e justiça. Mandela deixa uma lacuna imensa, seu legado permanecerá”

Mike Tyson, ex-boxeador, no Twitter
“Estou sabendo da morte de Nelson Mandela enquanto estou em solo africano, em Oran, na Argélia. Enviando orações para a família de Mandela”

Muhammad Ali, ex-boxeador, em comunicado oficial
“Estou profundamente triste com a morte do Sr. Mandela. A vida dele foi repleta de propósito e esperança; esperança por si mesmo, seu país e o mundo. Ele inspirou outros a lutarem pelo que parecia ser impossível e os levou a romper as barreiras que os detinham mentalmente, psicologicamente, socialmente e economicamente. Ele nos fez perceber que somos responsáveis por nossos irmãos e que nossos irmãos são de todas as cores. O que mais me lembrarei em relação ao Sr. Mandela é de que ele era um homem cujos coração, alma e espírito não podiam ser contidas ou restringidos por injustiças raciais e econômicas, barras de metal ou cargas de ódio e vingança. Ele nos ensinou o perdão em uma grande escala. Ele era um espírito nascido livre, destinado a planar acima do arco-íris. Hoje seu espírito está planando pelos céus. Ele agora é livre para sempre”

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, no Twitter
“Em homenagem ao grande Nelson Mandela, decidi declarar três dias de luto em todo o país. Faleceu um exemplo para o mundo. Que Deus o tenha e que nunca esqueçamos seu legado”

Ollanta Humala, presidente do Peru, no Twitter
“Adeus Madiba e minhas condolências ao povo sul-africano”

Pelé, ex-jogador, no Twitter
“Hoje estou muito triste. Nelson Mandela foi uma das pessoas mais influents em minha vida. Ele era meu herói, meu amigo e também um companheiro para mim em nossa pelo povo e pela paz mundial. Vamos todos dar continuidade ao seu legado com propósito e paixão”

Pitbull, cantor, no Twitter
“RIP Nelson Mandela. Você agora está realmente livre. Deus o abençoe e aproveite o céu. Diga alô a Celia Cruz por mim e azucaaaaarrrr”

Renan Calheiros, presidente do Senado, em nota oficial
“Foi com sentimento de profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Ex-presidente Nelson Mandela, Pai da Pátria Sul-Africana, defensor da liberdade e dos direitos humanos em todo o mundo. Em nome do Congresso Nacional e em meu próprio desejamos transmitir a Vossa Excelência, aos membros do Parlamento e ao povo sul-africano, amigo e parceiro do Brasil, nossas mais profundas condolências. A defesa incessante das causas mais nobres da humanidade pelo Presidente Mandela, sua estatura política e sua obra em prol da justiça e da democracia permanecerão, para sempre, na memória de todos os povos e nos anais da história contemporânea. Neste momento de dor e de pesar, o povo irmão da África do Sul conta com a plena solidariedade do povo brasileiro, representado no Congresso Nacional”

Ricky Martin, cantor, no Twitter
“Há uma festa no céu. Os anjos estão celebrando. O único e incomparável #NelsonMandela chegou. RIP”

Rihanna, cantora, no Twitter
“#NelsonMandela você deixou nosso povo orgulhoso! Sempre o amaremos por isso!”

Romário, deputado federal, no Twitter
“Lutando contra a segregação racial na África, #Mandela marcou sua passagem por este mundo com uma espetacular lição de humanidade”

Ronald K. Noble, secretário-geral da Interpol, em nota oficial
“Suas ideias universais de reconciliação e de justiça transcendem as diferenças culturais, raciais e religiosas para inspirar todas as gerações a trabalharem por um mundo melhor e mais seguro para todos, não só na África do Sul, mas em toda a África e além de suas fronteiras”

Ronaldo Nazario, ex-jogador e empresário, no Twitter
“Eu tive o prazer de estar com o Mandela, um cara incrível. Descanse em paz! RIP”

Samuel L. Jackson, ator, no Twitter
“Nunca conheci uma pessoa melhor do que Nelson Mandela em minha vida. Meus sentimentos à sua família e ao seu país”

Sebastián Piñera, presidente do Chile, em nota oficial
“Morreu o maior dos grandes. Ele teve a generosidade de perdoar e de lutar por toda a sua vida para reconciliar os sul-africanos”.

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, lamentou a morte de Mandela. “Lutou com grande força de vontade para eliminar o apartheid. Expresso de coração o respeito por suas conquistas. Espero que o governo e o povo sul-africano superem essa dor e sigam adiante com o desenvolvimento de seu país”.

Stephen Fry, ator, diretor e apresentador de TV, no Twitter
“Acabo de entrevistar @charlierose. Naturalmente falamos muito sobre Mandela. Meus pensamentos estão com sua família e, claro, com toda a África do Sul”

Stephen Harper, primeiro ministro do Canadá, em nota oficial
“O mundo perdeu um de seus principais líderes morais e estadistas. Apesar de seus longos anos de cativeiro, Mandela deixou a prisão rejeitando vingança. Ao invés disso, ele estava cheio de um desejo de verdade e reconciliação e compreensão entre todos os povos”

Sueli Carneiro, filósofa, doutora de educação pela USP e diretora do Instituto da Mulher Negra, ao G1
“Estou em luto pela perda, e ao mesmo tempo sou obrigada a celebrar a existência dele e agradecer aos deles, por nos ter brindado com sua luta. Acho que ele foi a personalidade mais importante do século 20, um orgulho profundo e espero ele seja para nós sempre um orgulho. As causas pelas quais ele lutou estão aqui, no meio de todos nós e temos que seguir. A humildade, a coragem e a determinação dele foram significantes. Ele é uma reserva moral do mundo, a quem sempre nós podemos recorrer”

Thabo Mbeki, ex-presidente da África do Sul, em nota oficial
“Sua morte marca o fim de uma era histórica representada pelas façanhas de sua geração. É uma perda pessoal para nós, porque durante muitas décadas foi nosso guia e o nosso pai”

Thiaguinho, cantor, no Instagram
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” Nelson Mandela – Descanse, Guerreiro da Paz! #Mandela #4P”

Tony Abbott, primeiro-ministro da Austrália, no Twitter
“Nelson Mandela foi um dos grandes vultos da África, possivelmente, uma das grandes figuras do século passado”

William, príncipe do Reino Unido, em nota oficial
“Meus pensamentos e minhas orações estão atualmente com ele e com sua família”

William Shatner, ator, no Twitter
“Espero que o grande trabalho iniciado por Nelson Mandela continue a se espalhar pelo mundo. Ele será lembrado como um ícone da igualdade”.

Xi Jinping, presidente da China
O presidente da China, Xi Jinping, expressou “profunda tristeza” pela morte do líder sul-africano, a quem considera “um homem de Estado de fama mundial”. “Ele deu uma contribuição histórica ao desenvolvimento da nova África do Sul”.

Exit mobile version