ENSA Seguros realiza cerimónia de outorga “ENSA-Arte 2022”


A ENSA Seguros de Angola S.A realiza nesta quinta-feira 12 de Maio, às 14h00, a cerimónia oficial de outorga “ENSA-Arte 2022” no Palácio de Ferro, em Luanda.

O prémio ENSA-Arte voltado às Artes Plásticas é de cariz nacional e com periodicidade bienal, tendo como destinatários jovens criadores de obras de escultura e pintura que protagonizam as tendências estéticas das duas modalidades, ao qual se associam uma terceira recente, a cerâmica.

Considerado uma referência no panorama das artes plásticas em Angola, o “Prémio ENSA Arte” foi instituído em 1991, data que deu origem ao concurso “ENSA de Pintura”, a partir de uma exposição de sete pintores angolanos: Viteix (primeiro artista premiado), Henrique Abranches, Augusto Ferreira, Jorge Gumbe, António Ole, Telmo Vaz Pereira e José Zan Andrade.

Em 1996, com a entrada de mais uma disciplina (Escultura), o concurso passa a Prémio com a denominação ENSA-Arte, agregando as duas modalidades. De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da ENSA-Seguros de Angola, Carlos Duarte, a empresa tem um dos maiores acervos disponíveis sobre a história da arte.

“O Prémio é, reconhecidamente, o reflexo artístico da identidade angolana nas categorias de pintura e escultura. Com uma qualidade inquestionável a nível nacional, o Prémio ENSA-Arte ultrapassou fronteiras e chegou a uma das maiores montras de artes plásticas do mundo, a Bienal de Veneza. A convite do Ministério da Cultura, 26 obras da Colecção ENSA estiveram patentes na Bienal de Veneza, entre os meses de Maio e Novembro de 2013, contribuindo desta forma para que o Pavilhão de Angola fosse distinguido, dentre 88 países, com o mais importante prémio: Leão de Ouro”, salientou Carlos Duarte.

Importa referir que, a ENSA-Seguros  S.A como seguradora  em Angola foi criada a 18 de Fevereiro de 1978 com a denominação de “Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola”, começando as suas operações a 15 de Abril do mesmo ano. Esta última é considerada a sua data oficial.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *