Venezuela pede ajuda da Endiama para produção diamante


A Venezuela pediu ajuda a Angola para reorganizar a sua produção artesanal de diamantes e na identificação de novas reservas diamantíferas naquele país, foi hoje anunciado em Luanda pelas autoridades angolanas.

diamante

O pedido foi efetuado durante um encontro realizado hoje em Luanda entre o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Diamantes (Endiama), Carlos Sumbula, e uma delegação venezuelana, chefiada pelo diretor do Banco Central da Venezuela, José Salamat Khan.

Em declarações à imprensa, Carlos Sumbula disse que a vinda a Angola dessa delegação visou agradecer a Angola o apoio que a Venezuela recebeu para deixar de estar sujeitas às sanções impostas no Processo Kimberley.

Por seu turno, José Salamat Khan disse que a visita serviu igualmente para o estreitamento dos laços de cooperação entre os dois países, sobretudo a nível da mineração.

O dirigente venezuelano reconheceu que existem “relações estreitas” entre a Endiama e a empresa venezuelana de diamantes, bem como a vontade da Venezuela de “cooperar com a concessionária angolana”, e que esta poderá “participar no desenvolvimento económico” do país.

Foi ainda anunciado que dentro de três meses os dois governos deverão assinar acordos bilaterais no setor diamantífero.

Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!