Encontrado o primeiro recém-nascido com vida em um contentor de lixo do Bié


A Polícia Nacional conseguiu resgatar com vida, um recém-nascido de aparentemente quatro meses encontrado em um contentor de lixo, no bairro Tchissindo, arredores da cidade do Kuito, na província do Bié, neste sábado, 19 de Junho.

O recém-nascido foi encontrado embrulhado num saco de ráfia e foi levado de imediato ao hospital Wlater Stranguay, onde recebeu atendimento médico.

Em declarações a Angop, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente-chefe António Hossi, sublinhou que a corporação e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) estão a trabalhar no sentido de localizar os possíveis progenitores para serem responsabilizados civil e criminalmente.

O oficial destacou que trata-se do primeiro caso em que uma criança é encontrada ainda com vida no contentor de lixo e, ainda aconselhou os pais a redobrarem os cuidados com os filhos, principalmente os adolescentes, conversando sobre o perigo de uma relação sexual imatura, de modo a evitar e identificar rapidamente os casos de gravidezes precoces e indesejadas, evitando abortos ou casos de género.

O recém-nascido encontra-se fora de perigo. Caso não fosse socorrido antes, os técnicos de saúde acreditam que a criança teria morrido por uma infecção generalizada (septicemia) causada pelo lixo.

Vale lembrar que tal atitude tem se tornado um hábito no país, e parece ser o caminho mais “fácil” que certas progenitoras encontraram para se desfazer dos frutos de seus ventres.

De 2017 a 2020 foram encontrados nove fetos em contentores de lixo no Kuito (Bié), sendo que, até a presente data, as supostas criminosas não estão identificadas.

 

Por: Victória Pinto


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *