Encontrado novo planeta que pode ser habitado


Um novo planeta que pode ser habitável foi descoberto recentemente pela Nasa, por meio do satélite Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), o mesmo é do tamanho da Terra e foi chamado TOI 700 estando situado a 100 anos-luz da Terra. 

Foto: DR

Este planeta é um dos poucos do tamanho da Terra descobertos na zona habitável de uma estrela até agora. O sistema onde ele foi encontrado já possui outros três planetas (TOI 700 b, c, d), o identificado como ‘D’ também orbita na zona habitável.  Os cientistas precisaram de um ano de observações do TESS para descobrir o TOI 700 e.

Ainda de acordo com os cientistas, o planeta em questão é cerca de 10% menor que o planeta D,  então o sistema também mostra como as observações adicionais do TESS nos ajudam a encontrar mundos cada vez menores.

De ressaltar que, em 2020, os cientistas haviam  anunciado a descoberta do planeta D, do tamanho da Terra e zona habitável, que está em uma órbita de 37 dias, junto a outros dois planetas. O planeta mais interno, TOI 700 b, tem cerca de 90% do tamanho da Terra e orbita a estrela a cada 10 dias. O TOI 700 c é 2,5 vezes maior que a Terra e completa uma órbita a cada 16 dias.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *