Em 2023, Angola assinou acordos de cooperação bilateral com mais de 10 países


No quadro da sua agenda diplomática, Angola durante o ano que está prestes a terminar, rubricou com mais de 10 países vários instrumentos jurídicos de cooperação bilateral, sendo com os Estados Unidos da América (EUA), a 30 de Novembro, que levou o Presidente da República, João Lourenço, à Sala Oval da Casa Branca, gerando maior expectativa aos angolanos.

Foto: AngoRussia- Gelson Geraldo

Quénia, Itália, Botswana, Portugal, Egipto, Japão, Brasil, Malawi, Cuba, França e Estados Unidos da América são alguns dos países com quem Angola rubricou acordos de cooperação em vários domínios, além de outros cujos contactos de reforço de amizade estabelecidos não só por via de Chefes de Estados e de Governos, como também ao nível empresarial.

A agenda diplomática do Presidente da República, João Lourenço, teve início a 10 de Janeiro, com a chegada ao país do seu homólogo de Cabo-Verde, José Maria Pereira Neves. Em início de funções, o estadista cabo-verdiano escolheu Angola como o seu primeiro país a visitar enquanto responsável máximo daquela ilha lusófona, eleito em Novembro de 2022.

Em Fevereiro, Angola foi o primeiro país africano a sul do Sahara a ser visitado pelo Rei Felipe VI e pela Rainha Letizia, um encontro que surgiu na sequência da ida do Presidente angolano ao Reino de Espanha, em Setembro de 2021, ainda no decurso do seu primeiro mandato, que serviu para realçar e reforçar os laços e relações bilaterais entre os dois países.

A França foi outro país com quem Angola manteve intercâmbio, com a presença ao mais alto nível em solo nacional do Presidente francês Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron, ocorrida em Março, acedendo a um convite que lhe foi formulado pelo Presidente João Lourenço.

Durante este ano, o Presidente da República, teve encontro com os governantes de outros países, como: Brasil, Cuba, Estados Unidos América, Malawi, Portugal, e outros.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *