A influenciadora digital Elisandra Lima partilhou recentemente uma sequência de imagens onde é possível observar um grupo de crianças a pendurarem-se em carroçarias de carros desconhecidos, na via pública, para poderem ir à escola e, aproveitou para chamar atenção ao público sobre os “sacrifícios” que os mais pequenos têm estado a fazer para frequentar o ensino. Ocasionalmente, vários angolanos demonstraram-se indignados e revoltados com a falta de transportes escolares públicos.
Nas imagens pode-se ver cinco crianças que parecem ter entre 8 e 12 anos a circularem à beira da estrada, enquanto passavam vários carros, a correrem atrás das viaturas para pegar ‘uma boleia’ e irem a escola.
Tudo parece normal para uns mas para outros não. Nas redes sociais, após a publicação de Elisandra, internautas de vários pontos da cidade capital e não só, mostraram-se indignados e revoltados com a situação que consideraram ‘assustadora’.
“Já está mais do que provado que nos preocupamos muito com a vida das pessoas, com o exemplo que elas passam a sociedade, a vida que levam, etc. Podíamos por favor, tornar viral também, ficar indignados com a forma como as crianças vão à escola? Não é bonito ver crianças pendurarem-se em carroçarias de carros desconhecidos para poderem ir à escola, atravessarem estradas longas, andarem em transporte públicos sem condições e com todo perigo em volta. Isso tudo é resultado de falta de transporte escolar, poucas escolas ou seja, crianças andam longas distâncias porque não tem escolas próximas ao seu bairro. As histórias que os nossos pais contam sobre como iam a escola, são engraçadas, mas não são bonitas, retrata sofrimento e esse mesmo sofrimento continua até hoje e já não é admissível, porque o país já não é a mesma miséria. Nós pagamos impostos que sustentam várias instituições, até presídios, então porque nossos impostos não chegam para melhorar a área do ensino? É o quê, que devemos fazer, para melhorar isso? É quanto que temos de pagar ou ser descontados em nossos salários, para dar melhores condições ao futuro do amanhã? “, questionou a influenciadora.
Em outro comentário, uma internauta lamentou o episódio.
“De partir o coração. Nunca vão me colocar na cabeça como é que dão tantas regalias aos governantes deputados e afins, andam em carros de luxo e o básico não conseguimos ter e dar a comunidade, esta situação não é distante e aqui em ‘Zona urbana e é só a ponta do iceberg. Temos aqui um problema muito grave”, escreveu outra internauta. “É lamentável, será que as contribuições que nós trabalhadores fizemos ao estado não serve para criarem condições para a futura geração beneficiar-se? (nossos filhos) nesse caso, mais transportes e condições para os pequenos, voltarem a distribuir o pão com leite como na nossa época, epah é complicado esse país”, acrescentou outra internauta.
Já noutro comentário, um internauta apontou o facto do tráfico de crianças ainda ser um caso que ocorre nos dias actuais e ainda pais deixarem seus filhos irem para escola sozinhos.
“Super passado com isso, eu não sei como é que os adultos deixam as crianças saírem de casa sozinhos para ir à escola que são onde são, epah enfim. Uma coisa que muita gente não sabe é que o tráfico de crianças ainda anda por aí, por isso na TV aparecem sempre mães chorando crianças desaparecidas mas p…, crianças de 7/9 anos saírem do Mártires para ir na escola no 1° de maio sozinhas ?? Onde é que estão os pais ? Irmãos, visto que nossas famílias não são tão pequenas ?”, acrescentou outra internauta.