Sonangol conclui compra da Pumangol


A Sonangol e a Pumangol anunciaram esta sexta-feira (17) de Dezembro, a conclusão do processo de venda das suas acções na Puma Energy à Trafigura e a aquisição da Pumangol, conforme anunciado a 16 de Abril deste ano.

De acordo com uma nota da petrolífera estatal angolana enviada ao AngoRussia, com a aquisição, a Sonangol passa a deter a rede de retalho da Pumangol, composta por 79 postos de abastecimento de combustíveis, terminais aeroportuários em Luanda, Catumbela, Cunene e Lubango, o Terminal de Armazenamento do Porto Pesqueiro, na baía de Luanda, e a empresa Angobetumes.

“Para a Pumangol a conclusão do processo de aquisição representa uma angolanização total do seu acionista, da sua liderança e do seu pessoal”.

A mesma nota ressalta ainda que a conclusão deste processo seguiu os trâmites e aprovações regulatórias necessárias e representa a saída oficial da Sonangol da estrutura accionista da Puma Energy, “com a qual a Pumangol e todos os seus activos passam a ser inteira e unicamente detidos pela Sonangol”.

“Trata-se da concretização de um objectivo estratégico da Sonangol e um passo firme no Programa de Privatizações da empresa, bem como significa a aquisição de um reforço ao seu core business de uma empresa rentável e com activos valiosos”, lê-se na nota.

“A saída da Sonangol da estrutura acionista da Puma Energy e a aquisição da Pumangol representam a concretização de um objetivo estratégico da Sonangol e um passo firme no programa de privatizações da empresa, bem como significa a aquisição de um reforço ao seu ‘core business’ de uma empresa rentável e com ativos valiosos”, salienta o comunicado.

Esta venda, anunciada em 16 de abril, representou a alienação, para a empresa Trafigura, dos 31,78% da participação da Sonangol na Puma Energy, pelo valor de 600 milhões de dólares (501 milhões de euros).


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *