Sodiam vai leiloar online sete diamantes, um deles com quase 115 quilates


A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam), vai leiloar  sete diamantes, um deles com quase 115 quilates, em evento que vai decorrer “online” a 30 e 31 de Janeiro do ano em curso.

O PCA da diamantífera angolana, Eugénio Bravo da Rosa, que falava  em conferência de imprensa, em Luanda, sobre o anúncio oficial da iniciativa,  salientou que o leilão, através de uma plataforma electrónica, contará com licitações fechadas, pelo que ninguém saberá das ofertas uns dos outros.

As licitações das sete “pedras especiais” (assim consideradas por ultrapassarem os 10,8 quilates), podem começar a ser efectuadas a partir das 00:00 locais de quarta-feira (23:00 em Portugal) na plataforma www.sodiamsales.com, encerrando às 12:00 locais de quinta-feira (11:00 em Portugal).

Os resultados do leilão serão divulgados ou na tarde de quinta-feira ou na sexta-feira de manhã, garantiu Eugénio Rosa.

“Queremos fazer de Angola uma praça de relevo no mercado diamantífero mundial, agora que o país tem uma nova política para o sector, que lhe deu a modernização e uma maior transparência, dando-lhe também credibilidade e maior eficácia e colocando-a nos patamares internacionais”, sublinhou Eugénio Rosa, salientando que a mudança de paradigma “veio para ficar”.

Os sete diamantes – de 114,94, 85,24, 75,62, 70,08, 62,05, 46,17 e 43,25 quilates – são todos oriundos da Sociedade Mineira do Lulo, na província da Lunda Norte, “zona que tem um grande potencial para novas pedras especiais”.

Questionados hoje pela Lusa, Eugénio Rosa e Ganga Júnior indicaram que, com o leilão dos diamantes, o Estado arrecadará sempre 7,5% do montante leiloada (5% em royalties e 2,5% referente ao imposto industrial antecipado).


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *