Petrolífera italiana Eni anuncia nova descoberta de petróleo no Bloco 15/06


104 partilhas

A petrolífera italiana Eni anunciou nesta segunda-feira (11), uma nova descoberta de petróleo no campo Afoxé, no Bloco 15/06, no offshore angolano, que poderá representar uma produção total entre 170 e 200 milhões de barris de crude.

Petrolífera italiana Eni anuncia nova descoberta de petróleo no Bloco 15/06

Depois da recente descoberta no campo Kalimba, Eni revelou uma nova descoberta no Afoxé-1 NFW,  cujo os testes ainda não estão completos mas as pesquisas intensivas já feitas indicam para uma capacidade de produção de 5.000 barris de petróleo por dia.

“Em Afoxé-1 NFW, a Eni alcançou uma nova descoberta de petróleo, localizada a sudeste da área do Bloco 15/06, a aproximadamente 120 quilómetros da costa, 50 quilómetros a sudoeste de Olombendo FPSO e a 20 quilómetros a oeste do local onde foi confirmada a mais recente descoberta de Kalimba-1”, refere a petrolífera em comunicado que a Lusa teve acesso.

As novas descobertas de Kalimba e Afoxé representam juntas um potencial de 400 – 500 milhões de barris de crude de alta qualidade, o que constitui um novo cluster de petróleo que pode ser explorado conjuntamente com um novo conceito de desenvolvimento.

Esta descoberta em Afoxé foi a última confirmação do potencial para exploração de petróleo no lado sul do Bloco 15/06, previsivelmente considerado também com potencial para exploração de gás natural.

A petrolífera italiana acrescenta que está a planear avançar com quatro novas explorações, passo a passo, no Bloco 15/06 ao longo de 2019.

“A Eni está empenhada no desenvolvimento desta descoberta, que a coloca a empresa na melhor posição no mercado, e irá ao mesmo tempo avançar para novos campos de exploração com o objetivo de atingir um crescimento médio da produção naquele país”, refere o presidente executivo da Eni, Claudio Descalzi, citado no comunicado.

A Eni está em Angola desde 1980, país onde já produz o equivalente a 150 000 barris de petróleo por dia.

 O Bloco 15/06 está a ser desenvolvido em joint venture entre a Eni (com 36,84%, e operadora neste bloco), Sonangol P&P (36,84%) e a SSI Fifteen Limited (com 26,32%).


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

104 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *