Kwanza é a moeda que mais tem se valorizado face ao dólar desde o início do ano


O Kwanza, moeda nacional, foi a que mais se valorizou desde o princípio do ano face ao dólar, impulsionada pela subida dos preços do petróleo, aumento da estabilidade macroeconómica e política monetária.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, o kwanza, recuperou 20% face ao dólar desde o início do ano, numa lista em que o rublo russo está na última posição, onde perdeu 37% face ao valor actual do dólar.

O preço do petróleo, apesar do abrandamento dos últimos dias na subida dos preços, quase duplicou de valor no ano passado, chegou a 139 dólares este mês, o que representa uma valorização de 28% desde o início do ano, ainda que um barril de petróleo já esteja actualmente a ser transacionado a cerca de 100 dólares.

As exportações representam mais de 90% das receitas de exportações do país, e a economia deverá crescer 2,9% este ano, depois de cinco anos de recessão económica.

Nas últimas semanas, Angola viu a opinião de crédito a ser melhorada pelas principais agências de notação financeira, no seguimento do final do programa de ajustamento financeiro de 4,5 mil milhões de dólares (quase 4,1 mil milhões de euros) com o Fundo Monetário Internacional, em dezembro do ano passado.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *