Kixicrédito comemora 13 anos de apoio ao micro empreendedorismo angolano


A empresa “Kixicrédito”, vocacionada aos serviços de micro finanças e considerada a melhor em Angola, completa  nesta sexta-feira (28), mais um ano de existência. Apesar de não ser uma data popular, é neste dia em que a mesma comemora o seu aniversário. 

A empresa KixiCrédito no seu 13.º aniversário como instituição oficial de micro crédito, no principio existia como SLP (Programa de Meios de Vida Sustentáveis), criado nos anos 90, pela Development Workshop (Angola), para apoiar financeiramente a população refugiada em Luanda, durante a guerra civil.

De acordo com uma nota submetida ao AngoRussia, a KixiCrédito diz que tem acompanhado a população economicamente activa que, por ausência de garantias formais, não é elegível para a banca, tornando assim, reais e sustentáveis os seus negócios. Esta é a premissa global do micro crédito, que a KixiCrédito adoptou para a nossa realidade local, em nome da inclusão social e económica das comunidades vulneráveis dos contextos suburbanos e rurais angolanos.

Neste momento, a KixiCrédito actua em 17 das 18 províncias do país e soma mais de 25 mil clientes activos, entre os quais mais de 60% são mulheres. Um dado que não surpreende, pois é o grupo com menos oportunidades de acesso ao ensino e ao mercado de trabalho formal e a quem cabe a responsabilidade de gerir o espaço doméstico. Com este micro-empréstimo, podem contribuir para o conforto e o bem-estar das suas famílias e para a sua autonomia financeira.

 A empresa Kixicrédito projecta um futuro onde a actividade de micro finanças possa ser uma aliada do governo no combate à pobreza, por via da inclusão financeira abrangente. Um horizonte que se adivinha cada vez mais próximo: os bancos já apresentam o micro crédito como um serviço a prestar e o BNA (Banco Central de Angola) apresenta-se mais cooperante com o sector.

 

 

 

 

 

 

 

Por: Júlio Dos Santos

 

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *