Governos Provinciais e Ministérios são os que mais realizam contratação pública


O Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP), registou que os Governos Provinciais, os Ministérios e os Departamentos Provinciais, são as entidades públicas que mais realizam contratações no país, nos últimos cinco anos. 

As entidades referidas, adoptaram o método de “concursos públicos” afim de efectuarem contratações, juntamente com procedimentos fechados ou de contratação simplificada com um peso de 30 a 39 por cento, respectivamente. A técnica do Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP) do Ministério das Finanças, Lígia Vunge, aponta que as empreitadas de obras públicas são o objecto de recrutamento mais utilizados, seguida pela aquisição de serviços.

De acordo com o Jornal de Angola o Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP) registou entre 2016-2020 um total de 1.076 contratos públicos e 4.011 procedimentos de contratação pública (PCP).

Em 2020 e primeiro semestre de 2021 houve uma redução de contratação e de procedimentos devido à pandemia da covid-19, mas em 2019 os procedimentos cresceram na ordem de 28 por cento e 46 por cento a nível das contratações públicas.

 

Por: Anasilda Brancel

 

Exit mobile version