O Executivo angolano vai adoptar, durante o exercício económico 2025, uma nova política de remuneração da função pública, para corrigir algumas distorções existentes na tabela salarial, segundo anunciou, em Luanda, o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
Ao esclarecer algumas questões feitas pelos deputados das comissões de especialidade da Assembleia Nacional, no quadro do debate sobre o OGE/2025, o Ministro de Estado realçou que há necessidade de se corrigir as actuais distorções na própria orgânica e; estrutura do Governo, como funções equiparáveis, mas com grande desvio na sua remuneração.
Alguns funcionários públicos poderão receber um pouco mais do que os 25% de aumento salarial previstos na proposta do Orçamento Geral do Estado para 2025, segundo José de Lima Massano, que alerta que, outros poderão receber menos devido à correcção de algumas distorções.
Adianta ainda que o Governo adoptou um novo roteiro para a implementação da nova política de remuneração no País. Segundo o ministro, há na estrutura do Governo funções equiparadas, mas com um grande desvio na sua remuneração. Neste ajustamento, prosseguiu, alguns funcionários públicos poderão não ter um aumento, no seu salário base, na magnitude dos 25%, e outros deverão ter um aumento acima dessa percentagem.