FPSO Dália do Bloco 17 atingiu valor histórico de produção


A Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO) Dália, situado no Bloco 17, em Angola, atingiu, em julho passado, o valor histórico de mil milhões de barris de petróleo, desde o início da sua produção, em 2006.

De acordo com um comunicado de imprensa da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Hidrocarbonetos (ANGP), a par da produção, que continua a ser uma das mais consistentes, o FSPO Dália não registou até ao momento qualquer incidente de trabalho ou “nenhum ‘lost time injury (LTI)’.

“Tratando-se de operações complexas de ‘deep offshore’, significa que o grupo empreiteiro do Bloco 17 está desde sempre comprometido com a segurança e a saúde dos seus trabalhadores a longo prazo, assim como com a qualidade e a eficiência do seu funcionamento”, lê-se no documento.

O Dália, que tem como operador a Total R&P Angola, incluindo as petrolíferas Equinor, ExxonMobil, BP e Sonangol P&P, tem 84 poços e uma produção diária atual de cerca de 142 mil barris de petróleo, tendo registado em abril de 2010 o seu recorde máximo de produção diária: 288.872 barris.

“Estamos verdadeiramente satisfeitos com o ‘Golden Block 17’, que continuaremos a explorar com segurança até 2045, graças à extensão da licença que nos foi recentemente concedida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis”, disse o diretor-geral da Total E&P Angola, Olivier Jouny, citado na nota de imprensa.

Olivier Jouny destacou ainda o “trabalho de equipa bem conseguido, com bons resultados, que envolve profissionais do ‘onshore’ e do ‘offshore’, motivo pelo qual nos orgulhamos verdadeiramente desta conquista e deste marco na indústria nacional”.

Por sua vez, o presidente da ANGP, Paulino Jerónimo, sublinhou que o número alcançado “confirma a vitalidade da indústria petrolífera angolana” e destacou que “marcos como este, atingidos pelos grupos empreiteiros que operam em Angola, demonstram que o setor continua a trabalhar rumo a um futuro bem sucedido”.

A produção acumulada do Bloco 17 até ao momento é de cerca de três mil milhões de barris de petróleo, realça a nota.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *