“Faremos tudo que estará ao nosso alcance para que o país não interrompa este momento de crescimento económico”, diz PR João Lourenço


O Presidente João Lourenço, destacou nesta sexta-feira (13), que o país saiu em 2021 do período de recessão económica em que esteve mergulhado desde 2016 e comprometeu-se a tudo fazer para que Angola não ‘interrompa o actual crescimento económico’.

Foto: Pedro Parente

A mensagem do Presidente dirigida à Assembleia Nacional, onde se discutiu, na generalidade, o Orçamento Geral de Estado (OGE) para 2023, foi lida pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, e sublinhou que, nos últimos cinco anos, Angola alcançou êxitos importantes no que respeita à sua estabilidade macroeconómica e que o país passou a apresentar ‘superavits’ fiscais desde 2018, à exceção do ano 2020, devido à pandemia de covid-19 que assolou o mundo.

“A passagem de défices para ‘superavits’ fiscais tem influenciado positivamente a trajetória de diminuição da dívida pública, que passou de um rácio em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) de 133,8%, em 2020, para 82,9%, em 2021, estimando-se que em dezembro de 2022 terá ficado em 56,1% abaixo do patamar de 60% definido pela Lei de Sustentabilidade das Finanças Públicas”, justificou João Lourenço.

O chefe de Estado enumerou os pontos positivos alcançados na estabilidade da economia do país nos últimos anos, nomeadamente a adoção de uma taxa de câmbio flexível por parte da autoridade monetária, que tornou o mercado  a funcionar normalmente.

“O mais importante de tudo é que, em 2021, o país saiu do período de recessão económica em que esteve mergulhado desde 2016 e Angola começou novamente a crescer. Faremos tudo que estará ao nosso alcance para que o país não interrompa este momento de crescimento económico que estamos a viver”, assegurou.

Segundo o Presidente angolano, esta é a chave para se resolver os problemas de desemprego do país e os vários problemas sociais.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *