Estado angolano perpectiva reduzir as suas participações na ENSA, Estandard Bank e Bodiva até Novembro


O Estado angolano perspectiva reduzir as suas participações na seguradora ENSA, no banco Standard Bank e na BODIVA até novembro deste ano. O assunto foi analisado em fórum da comissão nacional interministerial do PROPRIV, e que agora vai submeter a proposta a consideração do titular do poder executivo.

Foto: IGAPE

O “PROPRIV”, Programa de Privatizações e a proposta de estratégia de privatização tem um conjunto de activos que prevê vende-los ao longo deste semestre e de 2025, incluindo a venda da Unitel.

De acordo com o Coordenador-adjunto da Comissão Interministerial para o PROPRIV, Ottoniel dos Santos, o Estado angolano pretende vender 34 por cento dos 49 por cento da sua participação no Standard Bank, até Novembro deste ano.

“Foi analisada a proposta de estratégia de privatização de um conjunto de activos que vão ser privatizados ao longo deste semestre e do primeiro trimestre de 2025… Esta privatização deverá ocorrer até Novembro de 2024”, disse.

Ottoniel dos Santos disse ainda que as participações do estado na Unitel e BFA, vão ser vendido até ao primeiro semestre de 2025.

Foi apreciada a proposta de optimização do processo de privatização da Unitel, a proposta relactivamente a privatização está na ordem dos 15 por cento da participação que o Estado detém na Unitel, e está privatização deverá ocorrer até o início do segundo semestre do ano 2025. Também foi apreciada a Estratégia de privatização da participação indirecta do Estado no Banco Fomento Angola, a participação será alienada até o primeiro trimestre de 2025 e será feita numa dimensão de até 30% da participação combinada do Estado e do parceiro accionista”, ressaltou.

Exit mobile version