Diretora do FMI, Christine Lagarde demite-se do cargo com efeito a 12 de Setembro


A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, apresentou nesta terça-feira (16)  de Julho, o seu pedido de renúncia do órgão. No início do mês, Lagarde foi indicada para presidir o Banco Central Europeu.

“Reuni-me hoje com o Conselho Executivo e entreguei a minha demissão com efeito a partir de 12 de setembro de 2019”, informa Christine Lagarde num comunicado.

“Tem sido um privilégio servir aos nossos 189 países membros com os funcionários dedicados desta instituição”, escreveu Lagarde na sua conta no Twitter.

Em nota, o FMI disse que, com a orientação de Lagarde, a instituição “ajudou com sucesso seus membros a enfrentar um conjunto complexo e sem precedentes de desafios, incluindo o impacto da crise financeira global e seus tremores secundários.”

Com a saída de Lagarde, o Fundo busca agora um novo nome para assumir o cargo de diretor-gerente.

No comunicado, o Conselho Executivo indica também que tem “a máxima confiança” em David Lipton, que permanece como diretor interino do FMI.

No início do mês, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) chegaram a acordo sobre as nomeações para os cargos institucionais de topo, designando Christine Lagarde para a presidência do BCE, sucedendo ao actual presidente, Mario Draghi, cujo mandato termina em 31 de outubro.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *