O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) reuniu nesta sexta-feira, 29 de Novembro de 2019, em sessão ordinária para analisar o comportamento recente dos principais indicadores económicos, com destaque para o comportamento de preços e evolução do mercado cambial.
Esta operação era feita desde 2014, e as petrolíferas vendiam ao Banco Central mais de 240 milhões de dólares por mês, para pagamento de residentes cambiais.
O governador do Banco Nacional de Angola, Lima Massano, que falava em conferência de imprensa, após a reunião do Comité de Política Monetária (CPM), disse que a intenção é passar essas operações aos bancos comerciais, permitindo uma relação mais directa com as petrolíferas.
“O BNA não tem vocação, e não é sua missão, de intervir diariamente no mercado cambial vendendo ou comprando divisas. Temos de deixar o mercado funcionar”, admitiu o governador.
A intenção, que vem sendo explorada há algum tempo, obedece a várias opções de segurança para este tipo de transação, tendo em conta as experiências vividas com relação a excessiva concentração num ou noutro banco.
Ainda para esta operação, foi explorada a opção da criação de uma plataforma, mas avançou-se a possibilidade das companhias venderem, directamente, aos bancos comerciais com os quais têm relações regulares de negócios.
AR-Mercado-Angop