Bancos Comerciais obrigados a trabalharem até aos sábados


O Banco Nacional de Angola decretou esta sexta-feira (3) de Setembro, medidas para tentar acabar com as enchentes para levantar dinheiro, nomeadamente alargamento do horário das agências bancárias e disponibilização de pelo menos 95% em numerário nas caixas automáticas nos períodos com mais procura.

De acordo com o decreto 09/DSP/DCF/2021 publicado no site do BNA, os bancos são obrigados a alargar o período de abertura das suas agências bancarias de maior movimento até aos sábados, sempre que necessário, em particular, nos períodos de pagamento de salário da função pública.

O Banco Nacional de Angola,  obriga as instituições financeiras bancárias a injectarem nos ATMs quantias não inferiores a 95% durante as horas normais de atendimento no período que vai de 25 a 5 do mês seguinte, incluindo aos sábados até meio dia.

Os bancos comercias devem ainda publicar nos seus sites da internet e nas referidas agências, de forma bem visível, os balcões e o horário de atendimento que estarão a operacionalizar.

“O incumprimento ao disposto na presente Directiva, bem como do dever de proporcionar ao cliente um serviço de qualidade é punível nos termos da Lei n.º 14/21, de 19 de Maio – Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras cita o BNA”, lê-se na nota.

Os Bancos Comerciais devem estar em conformidade com o disposto na presente Directiva até o dia 15 de Setembro de 2021.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *