O Banco Mundial efectuou um acordo de financiamento avaliado em 150 milhões de dólares norte-americanos, para cobertura de um projecto de desenvolvimento do sistema do Ensino Superior em Angola, cujo objectivo é contrariar os “fracos resultados de aprendizagem” e a “percentagem cada vez maior de jovens que não frequentam a escola”, segundo avançou o Novo Jornal.
O referido empréstimo aprovado pelo Presidente da República deve-se à necessidade de aumentar a oferta e o acesso aos cursos e programas de Ensino Superior, e proporcionar mais oportunidades para a aquisição de competências e conhecimento.
“Com fracos resultados de aprendizagem e com uma percentagem cada vez maior de jovens que não frequentam a escola. Estes desafios são ainda agravados pelas pressões demográficas do país e pelos baixos níveis de investimento na educação, o que resulta numa escassez de professores e de salas de aula para absorver as crianças a todos os níveis. Estas condições resultam em estudantes que não estão suficientemente preparados para o ensino superior”, refere o documento consultado pelo referido órgão de comunicação.
O Banco Mundial, acrescenta que o programa pretende aumentar o número de licenciados altamente qualificados com competências alinhadas com o mercado de trabalho em áreas estratégicas prioritárias.
0 Comentário