Angolanos vão poder voltar a fazer compras na Namíbia usando o kwanza


Angola e Namíbia assinaram, esta sexta-feira, 17 de Fevereiro, um memorando de entendimento que permite aos cidadãos nacionais voltar a efetuar pagamentos e serviços em kwanzas na Namíbia, ao mesmo passo que os namibianos também vão fazer o mesmo em Angola com a sua moeda.

De acordo o Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano em conversa com a RNA, não terá apenas a troca de moedas entre os dois países, mas sim um instrumento de pagamento moderno, incluindo transições comerciais entre a Angola e Namíbia.

“O que entendemos era dar um passo maior, não ter apenas o numerário, a troca de notas do Kwanza por Dólares Namibianos, mas termos hoje os instrumentos de pagamento mais moderno, incluindo os cartões de débito da rede Multicaixa e também a permitir que as transacções comerciais, como por exemplo recurso a cartas de crédito possa acontecer na moeda dos dois países”, disse Governador do BNA.

José Lima, fez saber ainda que o caminho que está a ser feito vai tornar o Kwanza numa das moedas da região da SADC com segurança.

 “O caminho que temos estado a fazer é tecnicamente mais exigente porque queremos as Infra-Estruturas de pagamentos a funcionar e a dialogar permitindo que as transacções possam ocorrer de forma célere, com segurança. Objectivo de Angola passa por tornar o Kwanza numa das moedas de sistema de pagamento da nossa região”, finalizou.

Exit mobile version