Angola pretende explorar diamantes no mar


Com a regulamentação da legislação, Angola pode olhar para a possibilidade de pesquisar e explorar diamantes no mar. Segundo o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, o mar é um repositório de vários recursos minerais, “dentre eles os diamantes”.

Imagem: Jornal de Angola

De acordo com Diamantino Azevedo, por este facto, Angola quer colher a experiência da Namíbia no domínio da pesquisa e exploração deste recurso.

O Ministério destaca que a melhoria do cadastro mineiro angolano é um desafio, conforme fez saber o governante, “estamos a comparar os cadastros mineiros de outros países” para melhorar o nosso.

Importa ressaltar que o ministro Diamantino Azevedo chegou nesta terça-feira, 4 de Abril, a Windhoek onde foi recebido pela Embaixadora angolana, Juvelina Imperial, e pelo Secretário Executivo do Ministério das Minas e Energia da Namíbia, Bryan Eiseb.

Após a sua chegada, o governante visitou a diamantífera Namíbia Desert Diamonds, o que proporcionou à ENDIAMA e à SODIAM a oportunidade de tomarem notas sobre a produção, comercialização e fornecimento de diamantes às lapidadoras namibianas.

Entre os objectivos da visita, Diamantino Azevedo avança “também olhar para a questão dos diamantes, na sua vertente da lapidação e polimento, ver a experiência da Namíbia em termos de regime fiscal e toda a matéria relativa, para que possamos melhorar a nossa estratégia em termos de lapidação e polimento de diamantes, essencialmente, no sentido comparativo da legislação, para que possamos atrair mais investidores”.

Exit mobile version